Hospital Estadual Mário Covas apresenta ações de qualidade em evento da FGV

Destaque do projeto #SaúdeEmNossasMãos, uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em parceria com instituições de saúde privadas e públicas, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, esteve na abertura para o novo triênio (2021-2023) da iniciativa, que contará com a participação de 204 hospitais de todo o País.

As experiências positivas do HEMC em relação à redução de infecções ligadas à assistência à saúde e o engajamento de equipes e lideranças no cuidado ao paciente foram apresentadas em 31 de agosto pelo gerente de Qualidade, enfermeiro Rodrigo Alveti Brolo. Na primeira edição do projeto, em 2018, os hospitais participantes conseguiram reduzir em 43% a infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central (IPCSL); em 52% a pneumonia associada à ventilação mecânica; e em 68% os casos de infecção do trato urinário associados ao uso de cateter vesical (IUT-AC), resultado da união de instituições de Saúde que buscam a melhoria de processos e troca de experiências.

“O compartilhamento de resultados e a troca de experiências com foco nas infecções se revelou muito importante para alcançar as metas de redução que significam melhor recuperação do paciente e economia de recursos públicos. Continuamos a participar ativamente do projeto sempre com o objetivo de conquistar resultados positivos para a nossa instituição e pacientes”, destaca Rodrigo Brolo.

O Hospital Mário Covas foi convidado a compartilhar o legado do projeto conquistado durante o primeiro triênio (2018-2020) por ter alcançado os melhores resultados na redução de infecção entre os 163 participantes à época.

O PROADI-SUS foi criado em 2009 para apoiar e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologia, gestão e assistência especializada.O Hospital Estadual Mário Covas é administrado pela Fundação do ABC desde sua inauguração, em 2001, e está entre os principais equipamentos de Saúde do Estado de São Paulo. Possui acreditação nacional em nível máximo, a ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação) e conquistou neste ano a acreditação de qualidade internacional “Qmentum”.