Grito de Liberdade e Respeito: Câmara celebra o Dia da Umbanda em sessão solene

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite de quarta-feira (13/11), sessão solene em celebração ao Dia da Umbanda, data de grande relevância para o reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana. A cerimônia, ocorrida no Plenário dos Autonomistas, contou com a presença de líderes da comunidade umbandista, autoridades locais e diversos convidados que enriqueceram o evento.

Na abertura da solenidade, o vereador Caio Salgado (PL), autor da lei que instituiu a data, ressaltou a luta contínua contra a intolerância religiosa. "Esta sessão é motivo de grande orgulho, pois reconhece e homenageia aqueles que, com seu exemplo, quebram barreiras e enfrentam preconceitos religiosos, contribuindo de forma significativa para o bem-estar de todos", afirmou. "Seguiremos trabalhando para criar políticas públicas que apoiem a Umbanda, e a Câmara desempenhou um papel essencial para que, pelo segundo ano consecutivo, pudéssemos realizar esta sessão", acrescentou.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Professor Ródnei (PSD) destacou a união da Câmara no apoio ao trabalho da religião em prol dos mais necessitados. “A Umbanda tem como missão ajudar os mais vulneráveis. O Legislativo estará sempre ao lado dos umbandistas, garantindo que suas ações iluminem a vida de todos", frisou.

Em seu pronunciamento, representando os homenageados, Babá Dirce Paludette Fogo, dirigente espiritual da Casa de Pai Benedito de Aruanda, Templo Sede da Federação Umbandista do Grande ABC, expressou seu orgulho em participar da solenidade. "É com imenso orgulho e felicidade que estou aqui hoje. Minha família, meus filhos, estão presentes, e isso me emociona profundamente. Com orgulho, podemos afirmar: 'Eu sou umbandista'. Não precisamos mais nos identificar apenas como espíritas. Hoje, temos um dia dedicado à Umbanda, algo extremamente importante e especial para todos nós."

O Pai Ronaldo Linares, presidente da Federação Umbandista do Grande ABC, emocionou-se ao relembrar sua trajetória. "Há 50 anos começamos a construir nossa história e hoje sinto uma grande alegria ao ver o reconhecimento da nossa religião. Somos imensamente gratos a todos que, ao longo desses anos, nos trataram com respeito e sem distinção. A Umbanda é o bem, e vamos seguir, continuando essa jornada!", discursou.

Carol Bandeira, sacerdotisa dirigente do Templo Casa de Tupinambá, exaltou a importância da religião. "Hoje é um dia de visibilidade para uma religião muitas vezes perseguida, mas que se dedica a servir ao próximo. Estamos aqui, defendendo a liberdade religiosa e atuando como mensageiros da paz", completou.

Representando o prefeito José Auricchio Júnior (PSD), o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) destacou o trabalho da Umbanda em prol dos jovens. "A religião desempenha um papel fundamental na nossa formação, afastando-nos das coisas ruins do mundo e fortalecendo a fé. A Umbanda é amor, e esta noite é motivo de grande orgulho, pois testemunho o trabalho da comunidade em benefício dos jovens, para que todos encontrem o caminho certo e cresçam na vida com muito amor e carinho", enfatizou.

O evento foi abrilhantado pela apresentação de Oxóssi, acompanhada de atabaques, que celebrou e valorizou as tradições culturais. No encerramento, os participantes assistiram a uma apresentação especial da Escola de Curimba Rodrigo Juca.

Na ocasião, sete personalidades foram homenageadas com placas de congratulação, destacando-se:

1 - Babá Dirce Paludette Fogo - Casa de Pai Benedito de Aruanda
2 - Adalberto Campos Lorente - Tenda de Umbanda Pai Oxalá e Caboclo Flecha Dourada
3 - Anderli de Oliveira Sabino - Templo de Umbanda Estrela Guia
4 - Edna Cavicchioli Teixeira - Templo de Umbanda Maria Rita da Bahia
5 - Ivonete Dias do Nascimento - Tenda de Umbanda Yemanjá e Zé Pelintra
6 - Luiz Eduardo Duarte Fernandes - Templo de Umbanda Filhos de Aruanda
7 - Roberto Cenefontes - Templo Escola Luz Esmeralda