Gilberto Costa defende revisão da taxa do lixo de São Caetano

Durante a sessão da Câmara de São Caetano do Sul, realizada na terça-feira (22/04), o vereador Gilberto Costa (PP) defendeu a revisão da taxa de lixo cobrada no município. O parlamentar propôs a substituição do modelo atual, baseado na metragem do imóvel, por um valor fixo dividido igualmente entre todos os contribuintes, como já ocorreu anteriormente.
“A cobrança hoje é feita por metro quadrado, mas sempre foi uma taxa fixa, e é muito simples resolver isso. Pega-se o valor necessário para custear o serviço, divide-se pela quantidade de imóveis e o valor sai igual para todos. Quem tem dois imóveis paga duas vezes; quem tem três, paga três vezes, com correção pela inflação”, explicou Gilberto Costa.
O vereador também apontou que os problemas começaram a surgir quando o valor passou a ser incorporado ao IPTU. “Temos que achar um caminho equilibrado. Não podemos rejeitar receita, mas também não dá para tirar recursos de outros setores para custear a limpeza pública”, completou.
Gilberto Costa reforçou a necessidade de transparência. “Respeito as decisões desta Casa, mas acredito que podemos avançar para um modelo mais claro, mais justo e mais compreensível para a população. São decisões como essa que fazem a diferença na vida das pessoas”, concluiu.