FMABC realiza mais de 700 atendimentos oftalmológicos em parceria com São Bernardo

No último sábado (13) o Centro Universitário FMABC realizou uma força-tarefa para atendimento oftalmológico gratuito de mais de 700 crianças de São Bernardo do Campo, em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Durante a ação foram doados 290 óculos para as crianças que foram atendidas.

Os atendimentos foram voltados ao público de 6 a 14 anos. O evento foi realizado no ambulatório da instituição de ensino, e contou ainda com distribuição de pipoca e algodão doce, fornecidos com apoio do Rotary Club local, além de pintura facial para animar as crianças presentes. Além disso, foi feito um levantamento da carteira de vacinação de todos os pacientes.

Os atendimentos foram realizados pela equipe da disciplina de oftalmologia do Centro Universitário FMABC, considerada referência na região, que contou com apoio de alunos de extensão de diversos cursos. A expectativa é que as crianças que tiveram alguma patologia detectada durante a força-tarefa, como estrabismo, conjuntivites alérgicas ou alta miopia, recebam acompanhamento no ambulatório da instituição.

A prefeitura de São Bernardo do Campo esteve representada na ação pelo secretário municipal de saúde, Geraldo Reple Sobrinho, que destacou a importância dos atendimentos para identificar problemas de visão e auxiliar as crianças. “É uma união de forças com a FMABC para oferecer um tratamento de qualidade para as crianças”, explica.

Estudos mostram que problemas de visão afetam profundamente a rotina de crianças, incluindo o rendimento escolar. Segundo estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão, incluindo patologias que tendem a piorar progressivamente caso não sejam diagnosticadas de maneira precoce.

Ação contra a Dengue

Além dos atendimentos oftalmológicos, a força-tarefa contou com uma ação de conscientização contra a dengue. Dois voluntários estiveram no local fantasiados de mosquitos e passaram ao público presente orientações de como evitar a proliferação do Aedes aegypti e reduzir os avanços da doença.