Fábio Soares faz indicação para exame de detecção de trombofilia pelo SUS

O vereador Fábio Soares (PSDB) indicou à Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul que promova o exame de detecção de trombofilia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para mulheres em idade fértil. A trombofilia é uma condição genética ou adquirida, caracterizada pela circulação reduzida do sangue, podendo levar a paciente à trombose. Pode obstruir os vasos da placenta e do útero e causar um aborto, representando grande risco na gravidez e problemas de desenvolvimento do bebê.

O diagnóstico da trombofilia é feito via exame de sangue ou os exames de imagem, como a ultrassonografia, que podem auxiliar na localização dos trombos. Este monitoramento é imprescindível para acompanhar a efetividade do tratamento, nos casos agudos, segundo a propositura do vereador.

Para o parlamentar, a detecção precoce dessa condição é fundamental para que as mulheres possam receber o tratamento adequado e, assim, reduzir os riscos a ela associados.

“Ao instituir a realização gratuita do exame de detecção de trombofilia pelo SUS, promoveremos a saúde e o bem-estar das mulheres de São Caetano, proporcionando acesso igualitário ao diagnóstico e tratamento dessa condição de saúde”, discorreu Fábio Soares em sua justificativa da indicação.