Ex-presidente da ARESM, Alexandrina Moretto é destaque do programa Memória Diário

Com o sugestivo título Uma Baronesa e São Caetano, a ex-presidente da ARESM, Alexandrina Moretto, foi destaque do programa Memória Diário, do Diário do Grande ABC. Uma conversa deliciosa com o jornalista Ademir Medici, onde ela conta um pouco da sua história de vida, fala da trajetória da família na cidade, da sua paixão por São Caetano do Sul e se emociona ao lembrar do grande amor da sua vida, João Dal’Mas.
“Fiquei muito contente por ser lembrada e de poder contar um pouco da minha história. Tenho muito orgulho de tudo que fiz nesses 95 anos de vida”, diz Alexandrina, que continua lucida, com uma memória invejável e, claro, com a delicadeza e a generosidade de sempre.
Durante o encontro com o jornalista, Alexandrina relembrou fatos marcantes da sua trajetória, das dificuldades que seus pais tiveram quando chegaram à região e da dedicação do casal na sua criação e formação profissional. Também lembrou de como viviam as famílias naquela época, da rotina diária de trabalho nas empresas recém-instaladas no município e dos momentos de lazer e diversão.
Uma mulher de fibra e sempre à frente do seu tempo
Alexandrina escreveu uma das mais belas páginas na história da ARESM (Associação Recreativa e Esportiva dos Servidores Municipais), de São Caetano do Sul. No início da década de 1970, ela montou uma chapa somente com mulheres, venceu as eleições e formou a primeira diretoria de uma entidade de classe composta exclusivamente por mulheres.
“Na época eu nem dava tanto valor ao que estava acontecendo. Hoje, vendo como ainda continua o preconceito contra a mulher, é que sinto quão grande foi aquela conquista”, destacou ela em entrevista para a revista da Associação.
Alexandrina trabalhou por mais de trinta anos na Prefeitura, período que ela relembra com saudades, pois diz que “fazia o que gostava e vestia a camisa do serviço público”. Atuou na diretoria administrativa e, depois, foi para a Jurídica, onde permaneceu até se aposentar.
Gustavo Cavesso Fionotti