Espaços de economia colaborativa conectam e fortalecem pequenas empreendedoras no ABC

Quando a empreendedora Bruna Brendáglia, de 38 anos, desenhou o plano de negócios da sua clínica estética, o Spa Urbano e Cirurgia Plástica Brendáglia, em Santo André, pensou também como seria possível empoderar outras mulheres a também iniciarem seus negócios.
Na grande casa localizada na rua das Figueiras, Bruna transformou seu negócio em um hub colaborativo para outras empreendedoras. A proposta é abrir espaço para quem está começando seu novo negócio. Segundo dados do Sebrae, 48% dos MEIs no Brasil são de mulheres e manter um pequeno empreendimento não é tarefa fácil. O mesmo Sebrae aponta que 29% fecham as portas antes de completarem 5 anos de história e que 48% dos MEIs do país são mulheres.
Entre os entraves de quem começa um novo negócio está o aluguel do espaço e angariar novos clientes. A locação de um espaço no Spa Urbano e Cirurgia Plástica Brendáglia tem ainda as despesas como água, energia e outros estão incluídos. “O valor é negociado levando em consideração o tamanho do negócio e a estrutura que precisa ser dedicada. O que quero é empoderar mais mulheres a empreenderem e que a escolha de um local não seja um empecilho para que isso ocorra.
Segundo Bruna, para muitas mulheres alugar um espaço para trabalhar no começo da empreitada pesa muito no bolso, afinal, a maioria começa sozinha e com pouco dinheiro. E, com a rotatividade de clientes em busca de serviços de beleza, estética e moda, o leque de novas clientes se amplia em um networking de qualidade: “A ideia foi transformar a casa em uma espécie de coworking da beleza, onde as mulheres pudessem vender seus serviços em um espaço estruturado, pagando menos do que se aluga-se um espaço único. Hoje agregamos aqui cinco mulheres, que tem serviços variados, de extensão de cílios, unhas, maquiagem, lojas de roupas e bijouterias”, revela a empresária.
Foi assim com a extensionista a profissional das unhas, Edileuza Almeida (46), a Edi. Mãe de dois filhos e avó de dois netos, após anos dedicados a área comercial e a CLT, começou a empreender no ramo do cuidado com as mãos e unhas. “Ser manicure é um dom que, por anos, reneguei. Mas a verdade é que sempre amei cuidar das unhas da mulherada”, relembra.
Em 2019, Edi decidiu empreender. Fez um curso de extensionista de unhas e começou a atuar em um salão. Com o crescimento das clientes, se viu no momento de empreender. Mas, alugar um espaço era um desafio. Foi então que encontrou o espaço no Spa Urbano e Cirurgia Plástica Brendáglia. “Loquei o espaço aqui, primeiro pela facilidade de documentação, pois para profissional liberal, não é fácil alugar por imobiliária, por exemplo. Depois, entendi que esse é um hub de beleza, onde mulheres entram e saem o dia inteiro, o que amplia nossa carteira de clientes”, explica.
Foi assim também com a empreendedora de moda Juliana Tessari, da boutique Toda Bella. A ex-bancária, mãe de três filhos, começou a empreender online, pelo Instagram, em 2021. Rapidamente, a loja ganhou fama na região e ela sentiu a necessidade de um espaço físico.
“Comecei a procurar um lugar que coubesse no meu bolso, sem burocracia de documentação, e que eu agregasse valor no meu negócio e na recepção das minhas clientes. O espaço do Spa Urbano e Estética Brendáglia unia todas essas vantagens. Hoje, tenho clientes que fazem procedimentos no espaço e vice-versa”, ressalta.
A médica veterinária Manuela Gois começou a fazer body piercings por curiosidade e se apaixonou. Deixou seu trabalho em um frigorífico para empreender em harmonização auricular, piercings terapêuticos e laser terapia. Chegou ao hub de empreendedoras em 2022. “Minha especialidade precisa de um espaço asséptico e estruturado e encontrei isso no Spa Urbano e Cirurgia Plástica Brendáglia, que tem esse cuidado com saúde, bem estar e beleza”, revela.
Para o look completo, Eliane Brendáglia, mãe da fundadora do espaço, também decidiu empreender no espaço. Cabelereira por formação e carreira, alugou um espaço para expor bijouterias de luxo e lingeries. “Sempre fiz isso nos salões em que atuei, vendendo em malas, por exemplo. Agora, investi em um espaço físico, que tem vitrine, e encanta as clientes que vem ao espaço para fazer seus procedimentos”, revela Eliane.
E local conta ainda com o RA Beauty Academy, espaço especializado em dermopigmentação e cílios, fundado por Rosângela Araújo.