Efeito copa do mundo: arena esportiva em São Paulo dobrou o faturamento entre julho e agosto

A Copa do Mundo Feminina de 2023 foi considerada a maior da história. A edição disputada na Austrália e na Nova Zelândia teve o maior número de gols, maior público nos estádios e maior audiência em todo o mundo. Em São Paulo, a Nossa Arena, único espaço esportivo exclusivo para mulheres, foi lugar das transmissões dos jogos e da torcida organizada oficial da seleção brasileira. Nas três partidas disputadas pelo Brasil, apesar do horário ingrato de 7h e 8h da manhã, a Nossa Arena recebeu quase 700 pessoas e teve um aumento de mais de 50% no faturamento em relação ao mesmo período no ano passado.

“O futebol precisa de torcida. Ver todo mundo acordando cedo para vir aqui acompanhar os jogos e vibrarem pela nossa seleção é uma sensação inexplicável. Preparamos uma programação especial para os dias de jogos, pois sabíamos que existe uma demanda para a qual quase ninguém está olhando. Temos certeza de que foi um marco na história da Nossa Arena e mal podemos esperar pelas próximas competições”, afirma Júlia Vergueiro, sócia proprietária da Nossa Arena.

Os estádios da Oceania receberam quase dois milhões de torcedores, segundo a Fifa. No mundo todo foram dois bilhões de pessoas acompanhando a Copa. Na Nossa Arena, julho e agosto foram os meses mais rentáveis do ano de 2023 e com maior número de matérias e menções na imprensa.

A Copa do Mundo também incentivou novas atletas
Depois dos jogos, a Nossa Arena percebeu um aumento no número de meninas e mulheres interessadas em jogar futebol. A escolinha feminina do espaço, a Barça Academy Femení, reportou um aumento de 15% no cadastro para aulas experimentais, em um período que costuma ser de baixa devido ao frio e férias escolares.

Para Júlia Vergueiro, o principal ganho de todo o período da Copa é justamente o incentivo ainda maior para que novas pessoas entrem no esporte. “Precisamos mostrar que o futebol é inclusivo e é para todes. Desde crianças, até mulheres adultas que nunca jogaram e agora estão interessadas. Um ambiente seguro, acolhedor e que valoriza genuinamente a diversidade é fundamental para deixarmos de afastar as pessoas que ainda são levadas a acreditar que o esporte não é para elas”, comenta.

Marcas querem estar junto do esporte feminino
Antes, durante e depois da Copa do Mundo a Nossa Arena tem recebido propostas de grandes marcas que querem apoiar e fomentar o esporte feminino. Os jogos foram exibidos por um telão do SporTV, que já assina os vestiários do local desde o ano passado. A Vivo renovou o patrocínio às quadras de areia, e a Visa entrou como novo patrocinador institucional, se juntando a Nike e Centauro, que já estão presentes desde o primeiro ano de operação.

Sobre a Nossa Arena
Fundada em 2021, a Nossa Arena é um espaço feito por mulheres e para mulheres com o objetivo de garantir um local seguro e acolhedor para a prática esportiva feminina e de pessoas trans. Localizada em São Paulo, na Barra Funda, possui 8500m² de quadras de society, quadras de areia, e amplo espaço para eventos esportivos, culturais e particulares. Atualmente, recebe mais de 800 clientes semanalmente, com destaque para a prática do futebol, do beach tennis e do vôlei de praia.