Diário do Grande ABC celebra 65 anos de história
Comunicar está além de transmitir informações, é também assumir um compromisso em reportar, marcar e construir a história da sociedade. É assim para o Diário do Grande ABC, que em todas as etapas de sua trajetória, se conecta ao leitor com dedicação e credibilidade. Este ano, no dia 11 de maio, o maior jornal regional do país marca, com muito orgulho e felicidade, completa 65 anos.
O conteúdo jornalístico proposto pelo Diário atende as sete cidades do Grande ABC, região classificada como 4º maior PIB nacional, que conta com cerca de 2.825.048 habitantes. A instituição multiplataforma tem presença no cotidiano dos moradores e no desenvolvimento econômico, social e cultural. Tanto na plataforma impressa, como digital, a Redação traz diversidade de pautas para compor as editorias, desde esportes, cultura, social, política, Memória e Sete Cidades.
“Nossa equipe sempre se coloca à disposição do público, somos parceiros para retratar a realidade da nossa região. Aqui, é você que faz a pauta”, destaca o diretor de Redação, Sérgio Vieira.
Com o advento da tecnologia, o mundo mudou, assim como as interações. Em 1996, o jornal foi pioneiro em direcionar a produção para o online. A inclusão digital foi um grande desafio proposto pela era, mas explorar a internet abriu novas possibilidades para estar cada vez mais próximo dos leitores. A necessidade em fornecer a informação com agilidade e ampliar o relacionamento com o público originou o projeto do DGABC TV, que está completou 11 anos, no dia 23 de abril.
O material televisivo soma esforços para refletir a variedade de interesses, com assuntos do mundo empreendedor, personalidades, rotinas e atualidades. As temáticas são envolvidas em programas de podcasts. São eles: Papo em Dia, D Dia, Diarinho Pet, Juliana Bontorim Convida, Diário em Casa, Memória Diário, Auto Diário, DGABC Mix, entre outras novidades que estão por vir.
“A webtv é um importante passo para nos aproximarmos e transformarmos a essência do jornal. Estamos a todo vapor, juntos a modernidade e as novas mídias digitais, para trazer matérias de qualidade”, ressalta a editora do DGABC TV e colunista social do Diário, jornalista Juliana Bontorim, que exalta o grande crescimento das redes sociais do jornal, que contempla também atividades comerciais, como publieditoriais, dentre outros.
Além disso, ao longo dos anos, o Diário tem promovido iniciativas especiais para auxiliar no crescimento da região. O DGABC nos Bairros é uma ação solidária voltada para a prestação de serviços para a comunidade. Outra atividade realizada é o Concurso Desafio de Redação, que incentiva os jovens a se expressarem por meio da escrita.
“Este é um projeto que desenvolve o pensamento crítico e intelectual do estudante. Somos mais que um jornal, somos agentes sociais”, explica o diretor superintendente, Marcos Bassi.