Consórcio ABC articula ações estratégicas em Brasília nas áreas de saúde, educação e turismo
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta terça-feira (10/2), uma série de reuniões em Brasília para articular temas estratégicos para o desenvolvimento regional. Participaram das agendas o vice-presidente da entidade e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e o secretário-executivo do Consórcio, Aroaldo Silva.
Na área da saúde, o grupo esteve no Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), em reunião com o presidente do órgão, Fausto Augusto Junior. O encontro tratou dos programas do Sesi Saúde, com foco na aproximação institucional e na avaliação de possíveis parcerias que possam beneficiar a população dos sete municípios.
A educação e a cultura também estiveram no centro das discussões, em agenda com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini. A reunião deu continuidade às articulações junto ao Governo Federal para a instalação de unidade do Instituto Federal (IF) na região. A pauta incluiu ainda o fortalecimento de políticas públicas voltadas à cultura, reconhecida como uma das marcas da identidade regional e importante vetor de desenvolvimento.
O turismo, outra vocação estratégica do Grande ABC, foi debatido em reunião no Ministério do Turismo com o secretário nacional de Políticas do Turismo, Augusto Rocha. O objetivo é avançar na valorização das potencialidades locais e na estruturação de ações integradas entre os municípios, fortalecendo o setor como eixo de desenvolvimento econômico regional.
Além disso, a comitiva do Grande ABC participou de agenda com o diretor-geral da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, Rodrigo Rossi.
O vice-presidente do Consórcio ABC destacou que a entidade segue atuando de forma articulada para ampliar oportunidades e consolidar investimentos na região. “Estamos reforçando, por meio do Consórcio, o protagonismo regional na articulação com o Governo Federal, com a perspectiva de novos anúncios e iniciativas para o Grande ABC nos próximos meses”, afirmou Guto Volpi.

