Consciência Negra: Fábricas de Cultura preparam programação especial gratuita em Diadema e São Bernardo do Campo
No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data historicamente conhecida por ser um marco importante na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial no país, será celebrada no sábado, 23, com uma programação gratuita das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional – localizadas em Diadema e São Bernardo do Campo.
Confira a programação em cada região:
Na Fábrica de Cultura Diadema a roda de conversa "Como lidar com as micros agressões raciais?", conduzida pela psicóloga Ana Cláudia, propõe um espaço de acolhimento e reflexão para discutir os efeitos nocivos do racismo na saúde mental da população negra. Com base em pesquisas que apontam o impacto do "Dano por Estresse Traumático de Base Racial" (Carter, 2007) e as consequências físicas e psíquicas do estresse constante causado pelo racismo (Silva, 2005), a atividade proporcionará ferramentas para os participantes poderem reconhecer, enfrentar e mitigar os efeitos das micros agressões raciais.
Além da troca de experiências, os participantes serão convidados a praticar técnicas de relaxamento, promovendo o autoconhecimento emocional e incentivando formas mais serenas de lidar com essas situações no dia a dia.
Já na Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo, a partir das 13h, haverá um evento Especial Consciência Negra, com diversos artistas, atrações musicais e palestras. Entre elas estão palestras em parceria com o CAPS para falar sobre saúde mental e o incentivo à cultura, como a do palestrante Soul Afra (Psicólogo do CAPS e Artista de Rap); desfile de moda da Estilo Afro e apresentações musicais como Maloka Street (Grupo de Rap de SBC), Dj Cassiano (Dj da região de SBC) e Amoroso (Artista de MPB de SBC).
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita. Classificação: Livre
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Sábado, 23, em ambas as unidades.
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180
Roda de conversa "Como Lidar com as Micro Agressões Raciais?"
Das 15h às 17h
Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo
Av. Armando Ítalo Setti, 80, Baeta Neves – São Bernardo do Campo | Tel: (11) 3246-4100
Especial Consciência Negra
A partir das 15h
Acesse os nossos sites para saber mais sobre os serviços e o horário de funcionamento do Programa Fábricas de Cultura, selecionando a unidade de interesse.
https://www.cultura.sp.gov.br/fabricasdecultura/
Acessibilidade - Fábricas de Cultura setor A: as Fábricas de Cultura geridas pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional - localizadas na zona leste de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santos - oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com 170 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras.
Acessibilidade - Fábricas de Cultura setor B (geridas pela Poiesis): as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas, bibliotecas e estúdios de gravação de som. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis - zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre; e as unidades geridas pela Catavento Cultural e Educacional - zona leste, São Bernardo do Campo e Santos - com patrocínio da Unilever. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, esses apoios contribuem na melhor realização das atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas do estado paulista.