Confira dicas do Senac São Bernardo do Campo para alavancar a carreira em 2024

Fim de ano é a época na qual as pessoas costumam refletir sobre as escolhas de vida e as resoluções para o novo período que chega, incluindo a profissão. Beatriz Carvalho de Souza, docente do Programa de Aprendizagem do Senac São Bernardo do Campo, elenca estratégias para quem deseja traçar um plano de carreira para 2024.

Soft skills- Cada vez mais os recrutadores buscam candidatos que tenham soft skills, que são, essencialmente, habilidades que vão além do conhecimento técnico como, por exemplo, boa comunicação, liderança, senso crítico e empatia. O avanço das tecnologias e das inteligências artificiais, as quais realizam parte dos trabalhos operacionais em algumas áreas, alavancaram ainda mais a exigência destas habilidades.

Uma pesquisa da McKinsey (2021), companhia americana de consultoria empresarial, mostrou que a proporção de empresas que abordam pautas como empatia e habilidades interpessoais dobrou a partir de 2020. O estudo também mostrou que, desde 2020, as capacidades de liderança e de gestão se tornaram prioridades para a maioria das companhias, saltando dez pontos percentuais ano a ano.

“Cada vez mais o mercado busca profissionais com inteligência emocional, que saibam conciliar responsabilidades e realizar tomadas de decisões sensatas, além de superar adversidades e enfrentar desafios”, afirma a docente do Senac São Bernardo do Campo. “Por isso, dedicar um tempo para aprimorar essas habilidades é um ótimo começo para ter sucesso e destacar-se na carreira profissional”, opina.

Alguns cursos do Senac São Bernardo do Campo que vão auxiliar o profissional a desenvolver as suas soft skills são: cursos de idiomas: Inglês, Espanhol e Francês; Analista de Marketing em Mídias Digitais e Coordenador de Projetos Sociais.

Empreendedorismo consciente- Empreender é um ato de coragem, pois não é tarefa simples assumir um sonho profissional e torná-lo real a partir de suas próprias ideias. Além disso, ser dono do próprio negócio envolve processos burocráticos e administrativos que, muitas vezes, necessitam de capacitação, mas que podem ser o segredo do sucesso. Por isso, é sempre válido investir em cursos que capacitem, principalmente na área de gestão e administração, o profissional que busca desenvolver o próprio negócio.

“Quem busca o empreendedorismo precisa entender que ele exige estudos, conhecimentos e aprimoramento de habilidades de outras áreas como finanças, gestão de negócios, contabilidade, fiscal, relacionamento interpessoal e outros”, explica Beatriz.

Os cursos Abertura de Empresa: o que devo fazer; Administração de Contas a Pagar e Atitude Empreendedora: como ser protagonista de seu projeto de vida vão ajudar o profissional, que busca empreender, e dar esse passo com mais segurança e assertividade em suas escolhas.

Confira o checklist preparado pela docente com algumas habilidades a serem desenvolvidas ou aprimoradas:

Inglês: o idioma mais exigido pelas empresas, sobretudo as multinacionais, durante as entrevistas de emprego. Nas grandes organizações muitos processos, documentos e reuniões são realizados na língua inglesa e, portanto, é preciso aprendê-la. Quem já a domina ao menos em parte, é interessante aprimorar esse conhecimento com cursos específicos para o ambiente corporativo.

Informática: o domínio de tecnologias, programas e dispositivos se tornou fundamental nas empresas que, em sua maioria, têm processos automatizados e informatizados. Ter intimidade com o pacote Office, incluindo programas de e-mails, além de noções básicas de hardware e de funcionamento de microcomputadores, é diferencial dos mais interessantes. Esse conhecimento pode ser utilizado até mesmo antes da contratação em si, pois muitas entrevistas são realizadas por videoconferência.

Currículo: para não errar no momento de fazer ou atualizar o currículo, é importante seguir recomendações básicas como informar dados pessoais importantes - celular, e-mail e telefone para contato -, descrever o objetivo profissional assertivamente, deixando claro qual é a vaga para a qual a pessoa está se candidatando, inserir as atribuições e responsabilidades que teve nas empresas pelas quais passou, informar o nível de conhecimento em idiomas e, por fim, inserir apenas os cursos mais relevantes que você já fez para que o documento não fique muito extenso. Lembre-se: o recrutador tem às vezes dezenas ou centenas de currículos para olhar e o que ele mais deseja é objetividade e efetividade.

LinkedIn: trata-se de uma ferramenta muito importante nos dias atuais. Grande parte da comunidade empresarial a utiliza para captação de talentos e, por isso, vale a pena o candidato ter um perfil e mantê-lo sempre atualizado, como se fosse o currículo físico. A rede corporativa, aliás, tem sido até mais utilizada pelas maiores companhias. Insira uma foto adequada, sem excessos e com vestimenta profissional e não se esqueça de sempre acessar para conferir as notificações. Sua grande chance pode aparecer por ali a qualquer momento!

Investir em habilidades sociais: tão importante quanto o conhecimento técnico é nossa capacidade de se relacionar com diferentes pessoas e lidar com diversas situações. No ambiente de trabalho, assim como na vida fora dele, é preciso resiliência e adaptação diante de desafios e ocorrências inesperadas. Trabalhe suas habilidades interpessoais socializando com familiares, amigos e vizinhos e desenvolva a empatia. Isto faz toda a diferença!

O Senac São Bernardo do Campo possui diversos cursos que podem ajudar o profissional a desenvolver estratégias para atingir os objetivos e metas para a carreira em 2024, além de aprimorar habilidades e descobrir novas capacitações profissionais. Visite o site da instituição e confira os cursos que melhor atendem a seus anseios profissionais: https://www.sp.senac.br/senac-sao-bernardo-do-campo.

Serviço:
Senac São Bernardo do Campo
Endereço: Avenida Senador Vergueiro, n°400, Centro – São Bernardo do Campo/SP
Mais informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-bernardo-do-campo