Com estrutura de lavanderia industrial, projeto social atende 7 mil pessoas

A parceria entre a ONG Instituto Ninho Social e a Alliance Laundry Systems (Alliance do Brasil), multinacional fabricante de equipamentos de lavanderia, iniciada em 2017, e que envolve a instalação de uma lavanderia industrial para atendimento de pessoas em situação de rua, no centro de São Paulo, ultrapassou a marca de 52 toneladas de roupas lavadas em janeiro, deste ano, contabilizando os anos de operação.
Cerca de 7 mil pessoas já foram atendidas e 65 mil impactadas diretamente, segundo informações da instituição social, referentes a 2023 e 2024. Resultado que tem sido possível com a estrutura envolvida, que reúne equipamentos profissionais de lavanderia, como máquinas de lavagem e secagem com capacidade de higienização de grandes quantidades de roupas.
A iniciativa faz parte do Projeto Lavanderia, criado por Lucas Caldeira, presidente do Instituto Ninho Social. A parceria com a Alliance do Brasil envolveu a construção de uma área exclusiva e adaptada de lavanderia, a doação dos maquinários e a instalação, treinamentos e serviços de manutenção pela empresa.
O gestor conta que além do atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, a infraestrutura também tem possibilitado o desenvolvimento de atividade para a manutenção e crescimento do trabalho social. “Nos especializamos no serviço de locação de toalhas para empresas. O projeto é mantido com essa atividade, doação voluntária e verbas de premiações conquistadas”, diz.
Segundo Aline Kanô, gerente de marketing da Alliance para a América Latina, “temos um histórico de apoios a trabalhos sociais por meio do nosso programa Alliance Cares. Iniciativas, como a do Instituto Ninho Social, também são importantes no resgate da autoestima e dignidade pessoal, nos cuidados com a saúde das pessoas atendidas e no aumento da vida útil das roupas, o que evita o descarte precoce no meio ambiente. Temos constatado que as lavanderias com capacidade industrial têm se mostrado alternativas viáveis de atendimento a um maior número de pessoas”.
Além da possibilidade de lavar e secar roupas, o Projeto Lavanderia também disponibiliza espaços para higienização pessoal, com estrutura de vestiários com chuveiros e banheiros, sendo um com recursos de acessibilidade. O banho completo, com a inclusão de itens de higiene pessoal como toalha, sabonete, xampu, creme e aparelho de barbear, cotonete, escova e pasta de dente, fio dental, gel, protetor solar, desodorante, além de vestimentas como roupas íntimas e meia, tem o valor simbólico de R$ 1. Já a lavanderia oferece lavagem de até 9 peças por R$ 4.
A equipe é formada por profissionais responsáveis pelo atendimento e assistência social. No local, também é disponibilizado café da manhã gratuito. O serviço é realizado na Alameda Cleveland 733/735, no bairro Campos Elíseos, às terças e quintas-feiras.