Com emoção e encontros especiais, "Histórias na Varanda” foi lançado em São Bernardo do Campo
Após dois anos de incertezas por conta da Covid-19, isolamento social e eventos cancelados, a psicóloga e escritora Maria Angélica Amarante dos Anjos, finalmente conseguiu lançar presencialmente seu segundo livro: “Histórias na Varanda – Conversas sobre Adoção e Vida”, resultado da premiação recebida por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal e Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo em 2021.
O lançamento aconteceu no dia 28 de maio no Bistrô Cravo e Canela, em São Bernardo, um espaço aconchegante e propício para o assunto relatado no livro e também para receber amigos, apoiadores da causa e até mesmo famílias que foram constituídas por meio da adoção.
“Organizamos este evento com muito carinho aos convidados e aos leitores, que terão a oportunidade de acompanhar as histórias repletas de emoção e, ao mesmo tempo, receber informações sobre o mundo da adoção. Este livro é um convite para refletirmos sobre o que realmente importa em nossas vidas: as relações humanas e afetivas, tendo a família como a base de tudo”, comenta a escritora.
Vale lembrar que a obra já havia sido lançada em maio de 2021, mas virtualmente devido à pandemia. “No auge da pandemia, tivemos que inventar formas de ficar conectados. Nunca havíamos utilizado tanto os computadores e os recursos tecnológicos. Mas nada se compara ao estar junto de verdade, o calor do abraço, a expressão viva do olhar, as conversas que só a proximidade física nos traz”, descreve Maria Angélica.
Além do público presente no lançamento, a escritora fez agradecimentos a todos que participam de sua vida. “Agradeço ao meu marido e ao nosso filho, sempre tão presentes e carinhosos comigo, além disso, recebi diversas mensagens de incentivo e reconhecimento pelo nosso trabalho, além da presença de pessoas muito queridas. Sinto-me privilegiada por receber amigos dos tempos da faculdade, com os quais mantive contato até os dias de hoje. Contamos com a presença de diversos autores igualmente premiados pela Lei Aldir Blanc. Estivemos cercados de pessoas especiais, razão pela qual este evento foi tão importante para nós”, ressaltou a psicóloga.
Sobre o livro: O “Histórias na Varanda” tem como objetivo levar o leitor a refletir sobre a importância da família e dos vínculos afetivos. “Uma leitura leve, carregada de emoções, com uma pitada de humor. Este livro é mais uma oportunidade para falar sobre o mundo da adoção e da chegada dos filhos, que é tão igual e tão diferente ao mesmo tempo”, conta a autora.
Sobre o que a inspirou a escrever mais uma obra, a psicóloga revela que é justamente a necessidade de as pessoas entenderem o universo da adoção e o mundo de uma forma mais aberta, livre de preconceitos e pré-julgamentos.
Porque adoção? A adoção é um assunto muito presente na vida de Angélica, já que, em 2014, aos 56 anos, ela e o esposo Wilson dos Anjos, se tornaram pais de Jonas, que na época, estava com 8 anos e meio de idade. Desde então, juntos, os integrantes da família Anjos, têm passado por diversas experiências, que despertaram em Angélica o desejo de auxiliar outras famílias e casais que estão no processo de adoção ou pretendem adotar, mas ainda possuem dúvidas sobre esta escolha.
E o trabalho da psicóloga não para por aí! Ela comenta que há outros trabalhos encaminhados. “Tenho um terceiro livro pronto, e vou entrar no próximo edital do Proac. Além deste, há um livro ilustrado infantil que estou elaborando com todo o carinho para as crianças. Palestras e eventos também estão em nosso roteiro”, finaliza.
Serviço: Para adquirir o livro ou obter mais informações sobre o trabalho desenvolvido por Angélica, entre em contato no telefone/Whatsapp: (11) 97257-5660