Com apoio da Braskem, projeto "Construindo Música" chega às escolas de Cubatão

"Feche os olhos e ouça com atenção/ Escute uma música que só existe em você/ e cante esta canção". É uma frase do escritor e poeta brasileiro Augusto Branco, mas poderia ser a introdução perfeita para o projeto Construindo Música, que realiza sua primeira edição em Cubatão, na Baixada Santista, a partir deste mês. Desenvolvida pela Evoluir, com incentivo do ProacSP - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Braskem, a iniciativa busca ampliar e valorizar a vivência musical no ambiente escolar, sempre dentro de uma proposta de educação integral.

Em 2021, cerca de 1.200 alunos da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I de escolas da rede municipal serão beneficiados pela ação, que envolve também educadores e familiares, com atividades previstas de agosto a novembro.

"A música é uma linguagem universal que usamos neste projeto para abordar outros conhecimentos que façam sentido dentro da comunidade escolar, buscando desenvolver habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de crianças e jovens", destaca a coordenadora da Evoluir, Taciana Begalli. "A partir de canções, brincadeiras, danças, construção de instrumentos com materiais reutilizáveis, exploração de objetos sonoros e do corpo como instrumento musical, relacionamos saberes de forma criativa, divertida e significativa", diz. "Nosso ponto de partida é valorizar o educador, oferecendo o suporte e a orientação necessários para que ele possa implementar e difundir essa metodologia de maneira autônoma, lúdica e transformadora, para ele e para seus alunos", explica.

As atividades tiveram que ser adaptadas para atender às restrições impostas pela pandemia, mas todas as etapas do projeto serão contempladas de forma remota, como aponta Taciana. "Partimos de um encontro inicial com os educadores para tirar dúvidas, em seguida iniciamos o curso de formação, divididos em cinco módulos de dois dias, totalizando 10 encontros, tudo de maneira virtual", enumera a coordenadora.

"Temos ainda encontros online semanais de acompanhamento técnico-pedagógico com músico-educadores na aplicação das aulas, e todos os participantes recebem um kit com materiais que embasam as atividades, além da distribuição de 1.200 exemplares do livro 'Todo Mundo Sente', da editora Evoluir, que também virou música e permeia toda a iniciativa", acrescenta. "A programação abrange ainda pocket shows que toda a família poder acompanhar e um evento final de celebração", diz. "Estamos muito empolgados por poder implementar essa primeira edição no município, com apoio dos nossos parceiros", conclui.

O patrocínio da Braskem ao projeto "Construindo Música" é de grande importância, pois ele traz estímulo e desenvolvimento ao município de Cubatão e reforça a importância da sustentabilidade, um dos principais pilares da companhia. O projeto traz em seu escopo a educação musical, além de mostrar a importância da reciclagem de resíduos e da educação ambiental a seus alunos

"Cubatão tem uma relação muito forte com a música e grandes talentos já foram revelados. Temos muito orgulho de participar da primeira edição do projeto Construindo Música, que vem contribuir com o histórico e a relação que a cidade tem com a música e que já revelou grandes talentos. Acreditamos no poder que a música tem como ferramenta de transformação social e enxergamos o potencial dessas crianças em atuarem como multiplicadores em suas comunidades. Atrelar a possibilidade de adquirir conhecimento musical junto à sustentabilidade é de grande valor para a evolução da sociedade. Esta primeira edição marca o primeiro grande passo para uma trajetória de sucesso", conclui Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Sobre o Construindo Música- O Construindo Música é um projeto que une iniciação musical, educação integral, socioemocional e ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças vivenciam diversas experiências musicais, entre elas a de fabricar e construir instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é que através da música, crianças e jovens possam aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

As aulas estão divididas em quatro temas:

1) Tudo tem som - o primeiro bloco de aulas chama a atenção para os elementos primordiais do fazer musical: o som e o silêncio. Brincadeiras musicais, cantigas populares, dança, narrativa a partir de sons, desenho do som e construção de instrumento musical são as principais atividades desse tema;

2) Música pra lá e pra cá - o segundo módulo instiga a observação das músicas que estão presentes no nosso cotidiano e reflexão sobre a função delas no dia a dia. A música é pensada como um modo de brincar, de se movimentar, de se perceber e também notar o outro, de se relacionar e entender elementos que compõem o fazer musical;

3) Eu sei fazer - as aulas desta etapa aprofundam o conhecimento dos alunos sobre o universo musical e como ele se relaciona com a nossa história. Aprender as notas musicais, explorar as possibilidades sonoras e expressivas do corpo e aumentar o repertório de brincadeiras e canções;

4) Vamos juntos - aqui, o objetivo é conversar sobre a história da música e a história da gente, refletir sobre como podemos usar os sons do corpo para criar ritmos, além de como aprender a representar graficamente os sons dos instrumentos construídos e como combiná-los para criar música.

Para contemplar os quatro temas, os roteiros das aulas seguem a mesma estrutura, formada por Introdução, Desenvolvimento e Finalização. Ao fim das atividades, as crianças e jovens, os músicos educadores e os educadores da escola organizam um evento de encerramento. É um momento especial, em que toda a comunidade escolar, realizadores e patrocinadores se reúnem para celebrar os resultados e aprendizados do projeto.

Sobre a Evoluir- A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com presença em âmbito nacional e internacional, a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.

Saiba mais: www.evoluir.com.br

Sobre a Braskem- Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58,5 bilhões (US$ 11,3 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.