CIEE projeta mais de 68 mil vagas sazonais de estágio e aprendizagem até fevereiro

O período que marca o fim e o início do ano é tradicionalmente reconhecido como o mais favorável para quem busca ingressar no mercado de trabalho. Inserido nesse cenário, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) – maior ONG de inclusão social e emprego jovem do Brasil – projeta a abertura de 68,2 mil vagas de estágio e aprendizagem até fevereiro de 2026.

A oferta reforça a sazonalidade típica do fim do ano, quando muitos estudantes concluem ciclos escolares ou encerram contratos de estágio, cujo limite legal é de dois anos, o que naturalmente abre novas oportunidades.

Áreas com mais oportunidades
Para estágio, os cursos com maior volume de vagas no período são:
Educação
Administração
Direito

Já no programa de aprendizagem, as áreas que mais se destacam são:
Administração
Logística
Varejo

Distribuição regional das vagas
O estado de São Paulo lidera o volume de oportunidades:
33 mil vagas no total, sendo 31,9 mil de estágio.

Na sequência, estão:
Nordeste: 20,2 mil oportunidades (18 mil vagas de estágio)
Norte: 4,8 mil vagas
Centro-Oeste e Distrito Federal: 7,7 mil vagas

Resultados nacionais em 2025
Até novembro de 2025, o CIEE alcançou 290 mil contratos ativos de estágio e aprendizagem no Brasil, número que representa um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2024.

Orientação ao estudante
Para Patrícia Testai, gerente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE, o período sazonal é estratégico para quem busca a primeira oportunidade profissional. "O período de dezembro a fevereiro é de fundamental importância porque reúne o maior contingente de vagas do ano. Aos que buscam uma oportunidade, é importante sempre manter os dados atualizados no portal CIEE e ficar atento ao celular e e-mail", reforça.

Informações de como se cadastrar:
Para participar dos processos seletivos é necessário realizar o cadastro no Portal CIEE no endereço https://portal.ciee.org.br/. Fundamental que informações como CEP, e-mail e número de contato estejam corretos. Na plataforma o usuário ainda contará com cursos e poderá enriquecer o perfil por meio de vídeo apresentação e redação online. Todas as ferramentas são disponibilizadas gratuitamente. Os interessados podem tirar suas dúvidas por meio do WhatsApp no número (11) 3003-2433, sendo necessário o uso do DDD 11.