Cidade colorida: Michel CENA7 dialoga com o coletivo e a poesia em nova exposição

No dia 19 de novembro, das 19h às 21h, acontece o rito de abertura da primeira exposição individual de Michel CENA7 em uma instituição museológica, intitulada “Despacho da Cor e da Palavra”, um marco em sua trajetória. Artista que investiga a vida urbana e suas relações, CENA7 explora o espaço urbano com uma pesquisa cromática apurada, em que cada cor amplia seu universo de referências e significados.

Com mais de trinta obras de arte, além de uma instalação criada em colaboração com os participantes da oficina “Despacho da Cor”, o público é convidado a percorrer as ruas internas de Michel CENA7, que ao longo de mais de duas décadas de desenvolveu técnicas que vão da sua relação com o graffiti à tinta acrílica, das telas ao concreto.

Para o artista, sempre foi um processo de experienciar o mundo para entender o que as coisas são. “Foi uma consciência tardia, um gesto muito humano que tive comigo na época. O ato de produzir criatividade me intrigou muito. Olhar para a cidade enquanto eu produzia graffiti, entender que se tratava de algo que eu simplesmente fazia e tinha que ir embora rápido porque não dava tempo para tanta contemplação. Isso me ensinou que o graffiti é a metáfora do próprio abandono. Eu procurava por lugares abandonados. Pelo olhar em meio à vida pública”, comenta Michel.

A exposição apresenta os detalhes e dimensões do universo de CENA7. Para a curadora do projeto Maria Luiza Meneses, o conjunto mostra ao público cada etapa, trazendo perspectivas para ver, tatear e perceber as nuances entre o visível e o invisível que compõem sua sensibilidade e o afirmam, acima de tudo, como pintor. “Pintor desde o graffiti, é no ateliê que encontra recursos para experimentar com profundidade aspectos estéticos, técnicos, pictóricos, simbólicos e conceituais que o tempo da rua não permitia viver”, aponta.

Suspeitei da história e no caminho das lagrimas, eu estava Serto, 2024. Tinta acrílica, aerossol e crochê sobre tela

A também curadora Horrana de Kássia Santoz complementa: “Michel CENA7 questiona o significado de despachar. Sua arte é um ato de entrega, um despacho que carrega consigo os signos e as pistas de sua existência. O despacho não é apenas um ritual religioso particular, individual ou uma oferenda; é um processo de tornar visível o invisível, de dar forma e cor às experiências e histórias que habitam sua mente e sua alma.”

A abertura contará com intervenções poéticas dos artistas afrodescendentes (Milca Samara), Carla Andrade e Ibu Jean Rocha além do próprio artista, compondo o ritual de despacho da COR e da PALAVRA.

“Eu sinto que a exposição é um ponto crucial para que essas coisas se unam da forma como eu imaginava a poesia. Para mim, é como pintar com as palavras”, finaliza o artista.

O projeto “Despacho da Cor e da Palavra” foi contemplado pela Lei Federal Paulo Gustavo (Lei Complementar n.º 195, de 08 de julho de 2022) por meio da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo (SP). Seu objetivo é conectar artistas, poetas e a comunidade local, proporcionando discussões que promovem a equidade e valorizam a diversidade cultural. Além do ciclo de palestras, o projeto inclui oficinas gratuitas sobre arte com Michel CENA e a abertura da primeira exposição individual, disponível para visitação na Pinacoteca de São Bernardo do Campo até 25 de janeiro de 2025.

EXPOSIÇÃO “DESPACHO DA COR E DA PALAVRA” DE MICHEL CENA7
ABERTURA, VERNISSAGE E SARAU
Data: 19 de novembro de 2024
Horário: das 19h às 21h
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Kara, 105, Jardim Do Mar, São Bernardo Do Campo, São Paulo. CEP 09750-380
Funcionamento do espaço: terça-feira, das 9h às 20h. Quinta a sexta-feira, das 9h às 17h; último sábado do mês, das 10h às 16h.
Duração: de 19 de novembro de 2024 até 25 de janeiro de 2025
Faixa etária: Livre

Sobre Michel CENA7
Michel CENA7 constrói diálogos pictóricos através da vivência com a cidade e a poesia urbana. A cidade é o palco de suas ações, onde vive e trabalha em São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC Paulista, e espalhados pelo mundo. CENA7 tece narrativas entre cores, formas e personagens fantásticas, propondo uma nova sociedade que o artista intitula e dá forma nas séries “Fauna", "Utopias póstumas" e "Levante de uma nação”. Com obras em importantes acervos brasileiros como na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Museu de Arte do Rio e Museu Nacional de Belas Artes. Além de sua atuação nas artes visuais, CENA7 também é poeta e produtor cultural, e tem em sua trajetória versada na realização de saraus e na mobilização coletiva. Já participou de exposições nos Estados Unidos, Austrália e Londres, e tem murais na cidade de Loures, em Portugal.

Sobre “Despacho da Cor e da Palavra”
O projeto “Despacho da Cor e da Palavra” foi idealizado pelo artista Michel CENA7 e realizado através da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo (SP). A iniciativa oferece oficinas gratuitas para a população local, conduzidas pelo artista no Ateliê Casa Sete, além do ciclo de palestras "Despacho da Palavra". O projeto culmina com a primeira exposição de Michel na Pinacoteca de São Bernardo, que contará com suas obras, uma arte colaborativa criada junto aos participantes das oficinas, música, bate-papos, além de saraus que marcarão a abertura e o encerramento da exposição em fevereiro de 2025. “Despacho da Cor e da Palavra” tem como objetivo promover compreensão, equidade e conexões entre artistas, poetas e a comunidade, deixando um impacto duradouro na cena artística do ABC Paulista.