Câmara de Santo André homenageia 21 anos do Hospital Estadual Mário Covas

A Câmara Municipal de Santo André realiza nesta quarta-feira, 9 de novembro, sessão solene em homenagem ao Hospital Estadual Mário Covas, que neste mês completa 21 anos de serviços prestados à Saúde Pública do Grande ABC. A solenidade é uma iniciativa do vereador Coronel Edson Sardano e terá início às 19h, no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Localizado no bairro Paraíso, em Santo André, o Hospital Estadual Mário Covas é hoje o maior hospital público do Grande ABC, referência para atendimentos de média e alta complexidades na região e, em especial, em Santo André. A unidade conta com 313 leitos entre as alas de internação, unidade de terapia intensiva e leitos pediátricos destinados ao atendimento de crianças com câncer.
Ao todo são mais de 1.900 funcionários diretos à serviço da população que utiliza os serviços, todos ofertados via Sistema Único de Saúde. Cerca de 7 mil pessoas circulam pelas instalações diariamente, entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. A unidade também possui Banco de Sangue, Banco de Leite Humano, Centro de Fisioterapia, Central de Vacinas e outros serviços de ponta que qualificam e otimizam os atendimentos.
Desde a inauguração, em 2001, o Hospital é administrado pela Fundação do ABC e vinculado como hospital-escola do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) desde 2013. Um dos grandes diferenciais é justamente o corpo clínico, composto por muitos profissionais ligados ao Centro Universitário, vários deles docentes, mestres e doutores.
CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE- Em 2018, o Hospital Mário Covas conquistou a certificação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação, o mais alto nível do ranking de qualidade. Já no ano passado, alcançou a inédita acreditação “Qmentum International”, nível Diamante, confirmando a qualidade dos atendimentos e a excelência dos serviços prestados à população.
Nesta semana, um novo e importante reconhecimento. O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, divulgou em 8 de novembro um ranking inédito com os 40 melhores hospitais públicos do Brasil. A premiação ocorreu em Brasília, na sede da OPAS, e o Hospital Estadual Mário Covas foi eleito o 7° melhor hospital público de todo o País.
Além dos diversos reconhecimentos pela qualidade e competência no campo assistencial, a importância do hospital para a Saúde Pública de Santo André e da região do ABC também pode ser mensurada através dos números e da elevada produtividade. Somente neste ano, até o mês de agosto, foram quase 4.700 cirurgias realizadas. O Hospital também registrou mais de 70 mil consultas médicas, 350 mil exames laboratoriais, 77 mil exames de imagem e mais de 14.600 atendimentos de emergência.
HISTÓRIA- Em 20 de novembro de 2001, foi estabelecido um marco na assistência à Saúde da região do ABC Paulista com a inauguração do Hospital Estadual Mário Covas.
A história começa com a construção do Hospital Regional de Clínicas, em 1978, interrompida por falta de recursos. O esqueleto foi abandonado em 1981 em área do bairro Paraíso, em Santo André. Após 18 anos, em 1998, e diante do inconformismo da população e da sociedade civil, que se reuniu para abraçar o prédio abandonado, o então governador, Mário Covas, assumiu o compromisso de concluir a obra, que mudou o cenário da Saúde no Grande ABC.
O esqueleto, que por quase duas décadas se constituiu em cenário urbano de Santo André, ganhou corpo e foi completamente transformado para iniciar os atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Desde então, o Hospital Estadual Mário Covas consolidou-se como a maior unidade pública hospitalar do Grande ABC.