Braskem reforça compromisso com eliminação de resíduos no Dia Internacional da Reciclagem
Comprometida com o fortalecimento da economia circular e incentivo à reciclagem, a Braskem se destaca por suas iniciativas e reconhecimentos significativos na temática de destinação correta de resíduos, desenvolvendo uma série de iniciativas para conscientizar e engajar a população, principalmente nas regiões do entorno de suas unidades industriais. Neste dia 17 de maio, em que é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, a companhia reforça ações nesta frente que contam com o apoio da sociedade em busca de um futuro mais sustentável.
Para 2024, a empresa tem a expectativa de realizar diversos projetos com foco em reciclagem. Um exemplo disso é o Programa Braskem de Educação Ambiental, realizado desde 2015 em parceria com o SESI em escolas da região do entorno das operações da Braskem no ABC.
O programa tem como objetivo auxiliar na formação de jovens cidadãos, disseminando conceitos ambientais, despertar e mobilizar os participantes para uma atuação ativa e responsável no meio onde vivem e estimular os participantes para, como multiplicadores de ideias, promover ações que levem as mudanças que contribuam para a preservação do meio ambiente. A iniciativa já impactou mais de 5.764 estudantes, em 12 escolas da região.
"Com o Programa, as aulas de Educação Ambiental promoveram valores não sendo somente um meio de transmitir informações. É um processo que envolve transformações no sujeito que aprende e incide sobre sua identidade e posturas diante do mundo. Para este ano, desejamos realizar uma ação que possa marcar de maneira transformadora a vida desses jovens, não apenas apoiando o projeto, mas criando uma ação que fique na memória dos participantes e gere um retorno de imagem positiva para seu envolvimento no projeto", explica Lucas Rocha de Sousa, Analista de Relações Institucionais da Braskem.
Outra ação que a Braskem realiza junto com as cooperativas é o projeto SER+, promovendo a inclusão social dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fomento ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional.
Os resíduos coletados são encaminhados para as cooperativas parceiras do SER+, uma iniciativa que também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da reciclagem, sendo conduzida pela própria companhia. Lançada no Brasil em 2019, a iniciativa já coletou quase 100 toneladas de resíduos plásticos nas áreas próximas às unidades da Braskem, incluindo eventos específicos. Além de São Paulo, a ação acontece no Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. Mais de 300 cooperados no ABC Paulista e Zona Leste de São Paulo já foram impactados com ações como apoio à gestão, doação de equipamentos e infraestrutura.
"A Braskem está sempre promovendo ações voltadas a identificar as oportunidades de melhoria nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, colaborando para o aperfeiçoamento da gestão administrativa, financeira, produtiva e de regularização jurídica e contábil, assessorando também a gestão das doações (investimentos em infraestrutura e demais necessidades) realizadas pela companhia e garantindo o acompanhamento local das atividades", destaca Lucas.
Outra iniciativa da Braskem que merece destaque é o Plastitroque, uma ação inspirada no programa Plastianguis, da Braskem Idesa, no México. Promovendo a educação ambiental e apoio às comunidades, a iniciativa, focada em estimular a economia circular, começou no Brasil no ano de 2019 nas unidades da Braskem no Nordeste, e se tornou um projeto nacional em 2021. No ano de 2023, a iniciativa bateu recorde de arrecadação nos bairros vizinhos ao Polo Petroquímico do Grande ABC com um formato piloto de eventos contínuos. Foram arrecadadas 53 toneladas de resíduos plásticos, convertidos em mais de 5200 kits de alimentação, mais de 4300 kits de limpeza e mais de 3000 kits de higiene.
Em 2024, a iniciativa, conta com postos fixos mensais em Mauá e no Parque São Rafael, em SP e ações pontuais em Cubatão e Rio Grande da Serra, reforçando a importância da economia circular ao envolver as cooperativas parceiras do SER+.
O Plastitroque apoia as comunidades mais vulneráveis, gerando uma economia familiar com a troca de kits de alimentação, higiene e limpeza, além de vouchers de desconto em estabelecimentos variados do entorno de nossas operações no ABC, permitindo a destinação do investimento desses recursos para outras necessidades.
A ação promove ainda a destinação correta dos resíduos, que muitas vezes é possível de ser observada pelos moradores com ruas e calçadas mais limpas, além da geração de renda para as cooperativas que recebem os resíduos coletados.
"O Plastitroque é muito mais do que uma simples troca. É um compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades. Através de iniciativas como essa, fomentamos a cadeia da reciclagem, mostrando que todos nós somos responsáveis pela destinação correta dos resíduos e ajudando na geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem", ressalta Thais Romar Minelli Rodrigues, Coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Sobre a Braskem- Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países. Saiba mais em www.braskem.com.br