Braskem leva experiências científicas de forma educativa e lúdica para a população

Reunir a população para falar sobre ciência e química de maneira divertida é o propósito da iniciativa realizada pela Braskem nas cidades de Santo André e Mauá, no ABC, e na Zona Leste de São Paulo. Mais de 150 pessoas curtiram o primeiro dia de ação que contou com a apresentação do “Grupo Ciência em Show” na tarde de sábado dia 29 de outubro, na Escola de Samba Unidos do Silvia Maria, em Mauá.
As apresentações em espaços abertos seguem nos dias 05, 12 e 19 de novembro de 2022, no Parque Prefeito Celso Daniel e no CÉU Ana Maria, em Santo André, e no CDC Parque São Rafael, na capital paulista. A expectativa é impactar mais de mil pessoas nos eventos realizados nos finais de semana.
Em apresentações interativas com a plateia, os cientistas fazem sucesso no Youtube e em outras mídias ao abordar assuntos científicos de forma descomplicada e eficaz, em que realizam experimentos ao vivo que estimulam a curiosidade dos pequenos e até dos adultos. A iniciativa conta com o apoio do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP).
A Braskem tem a expectativa de que 14 mil pessoas participem dos eventos já que o grupo estará em 24 escolas distribuídas pelas três cidades e em quatro espaços públicos/privados até o fim do primeiro trimestre de 2023.
O evento coloca a ciência e a química como protagonistas de uma apresentação realizada por Ana, Gerson e Daniel, criadores do “Grupo Ciência em Show”. No local, as pessoas ainda recebem um panfleto com QR-code onde têm acesso a vídeos explicando temáticas importantes dos processos produtivos da Braskem como a questão do sistema de segurança “flare”, a nuvem de vapor, entre outras atividades da petroquímica.
“A Braskem está muito feliz de poder trazer o “Grupo Ciência em Show” para nossa região. As apresentações levarão para toda sociedade um pouco mais de conhecimento sobre nosso negócio de forma divertida. Com certeza será uma excelente oportunidade para estarmos mais próximos da comunidade do nosso entorno” explica Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Em novembro, mais seis escolas recebem o “Grupo Ciência em Show”, sendo quatro delas na zona leste de São Paulo, uma de Mauá e uma de Santo André. As escolas paulistanas que recebem a iniciativa ainda neste ano são: Pró Conhecer, EE Adelino José da Silva, EMEF Cidade Osaka e EE Orlando Silva. Em Mauá, as atividades acontecem na EE Delfino Ribeiro Guimarães e em Santo André na EMEIEF Madre Teresa de Calcutá. No primeiro trimestre de 2023, o projeto irá circular por mais 18 escolas.
Além das apresentações, as ações nas escolas contam também com um espaço temático interativo: um ônibus que mostra as diferentes formas de energia e geração de cada uma delas. Os estudantes do 3° ao 9° ano receberão ainda um experimento para fazer em casa levando o aprendizado para o ambiente familiar.
"A iniciativa da Braskem é muito importante, pois promove o ensino de ciências, que é um ato de cidadania” diz Ana Ralston, pedagoga e especialista em tecnologia do "Grupo Ciência em Show".
Serviço | Grupo Ciência em Show
Atividades abertas ao público
05/11 às 16h – Parque Prefeito Celso Daniel - Av. Dom Pedro II 940, B. Jardim. Santo André-SP.
12/11 às 16h – CÉU Ana Maria - Praça Venâncio Neto, S/N. Jardim Ana Maria. Santo André – SP.
19/11 às 16h – CDC Parque São Rafael - R. Frei Mateus de Assunção, 292 - Parque São Rafael. São Paulo – SP.
Ação nas escolas- Durante o mês de novembro de 2022, seis escolas de São Paulo, Mauá e Santo André recebem o “Ciência em Show”. No primeiro trimestre de 2023 mais 18 escolas contarão com a visita do projeto.
Sobre a Braskem- Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico.
A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.
“Ciência em Show”- Sob o comando dos professores Gerson Santos e Daniel Ângelo e da pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston, o projeto leva tema científicos para a TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino. Há 20 anos, o “Ciência em Show” administra projetos que visam promover, comunicar e valorizar a ciência e tecnologia para a sociedade brasileira.