Braskem inicia curso gratuito de Auxiliar Administrativo no ABC e reforça empregabilidade de moradores da região
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, deu início ao curso gratuito de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo, em parceria com o SENAI de Mauá. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de empregabilidade e promover a inclusão social entre os moradores do entorno de suas unidades no ABC.
O curso foi estruturado para 40 participantes, divididos em dois turnos, todos moradores das comunidades vizinhas. O perfil dos finalistas reflete a diversidade da região: 85% mulheres, 15% homens, 60% pretos e pardos, 37% brancos e 3% indígenas. O grupo conta ainda com 5% de pessoas com deficiência. Todos os selecionados estão atualmente desempregados, reforçando o impacto social da ação.
No quesito escolaridade, há pluralidade de experiências: 67% concluíram o Ensino Médio, 20% não completaram esse ciclo, 6% iniciaram o Ensino Superior e 7% já possuem graduação concluída.
Com carga horária de 160 horas, a capacitação será realizada entre 15 de setembro e 17 de dezembro, com turmas nos períodos da manhã (segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h) e da tarde (terças a sextas, das 13h às 17h). Além dos conteúdos técnicos relacionados à área administrativa, os alunos terão acesso a disciplinas voltadas ao desenvolvimento pessoal, como comunicação, ética, cidadania e competências comportamentais.
Criado em 2021, o Programa de Qualificação Profissional da Braskem já formou um pouco mais de 140 pessoas em cursos como logística, processos industriais e operação de máquinas. Sempre em parceria com o SENAI, a iniciativa une teoria e prática, alinhando-se às demandas reais do mercado e reforçando o compromisso da Braskem em gerar impacto social positivo no ABC.
É uma grande satisfação celebrar mais um projeto em parceria com a Braskem. Essa união tem fortalecido o desenvolvimento da indústria e ampliado as oportunidades de formação e qualificação profissional. Ao investir na capacitação das pessoas da comunidade do entorno, a Braskem contribui diretamente para a inserção e a recolocação de profissionais no mercado, gerando impactos positivos para toda a cadeia produtiva”, ressalta Jairo Topan, coordenador de Indústria e Negócios do SENAI Mauá.
Com o início desta nova turma, a Braskem reforça seu papel como agente de transformação social nas regiões de atuação, contribuindo para que o desenvolvimento econômico regional caminhe lado a lado com a geração de oportunidades, inclusão e diversidade.
“A parceria com o Senai é estratégica para a Braskem e para toda a cadeia produtiva. Juntos, desenvolvemos iniciativas que formam desde operadores petroquímicos e de manutenção até auxiliares administrativos e operadores de empilhadeiras. É uma ampla gama de profissionais qualificados que passam a compor um banco de talentos capaz de atender tanto a Braskem quanto empresas parceiras. É uma ação de benefício mútuo, que abre portas para os alunos e fortalece a competitividade das indústrias da região”, destaca Luis Antonio Pazin, diretor industrial da Braskem São Paulo.
Ao investir continuamente em capacitação, a Braskem fortalece não apenas o presente, mas também o futuro da região. A companhia acredita que a educação profissional é uma das chaves para promover inclusão, gerar valor para a comunidade e garantir um desenvolvimento sustentável e duradouro para o Grande ABC.

