XXI Mostra Mulheres em Movimento é boniteza e esperançar

Com dança, cordel e música ao vivo e a Banda Gaviões do Forró para receber o público e as integrantes do evento, foi realizada na manhã de hoje (12/12), no Ginásio Ayrton Senna, a XXI Mostra Mulheres em Movimento de Diadema. "A Boniteza de Esperançar Por Esse Chão" foi tema do evento que acontece a cada dois anos, com o objetivo de fortalecer o convívio das participantes do programa, e que já se tornou uma tradição em Diadema.

A palavra esperançar no tema é também uma homenagem ao educador Paulo Freire, que este ano, se estivesse vivo, faria 100 anos.

"O esperançar que o professor Freire falava tem muito a haver com o trabalho que o Mulheres em Movimento desenvolve. Está relacionado ao acreditar, a ser resiliente, ter respeito pelas pessoas e pelo pertencimento de grupo", declara a coordenadora do programa Andreia Geraldo.

Em 2019, por causa da pandemia pelo coronavírus, a mostra foi virtual e, este ano, pela continuidade dos casos de covid, a maioria das aulas continuaram online. Por isso, durante o evento foram realizadas várias coreografias como retrospectiva do trabalho realizado via internet. As danças exigiram a performance de centenas de integrantes do Mulheres em Movimento, que se apresentam de vestimenta, composta por camiseta com logo do Programa.

Para que público entendesse as coreografias com abordagens sobre questões de gênero, mês da mulher, pertencimento de grupo, distância e reencontro, depois que as aulas voltaram a ser presenciais, elas foram narradas na linguagem do Cordel. As mulheres bailaram ao som das canções Amanhã (Guilherme Arantes), Ai Que Saudade d'Ocê (Vital Farias), A Voz do Coração (Jota Quest), entre outras, e no encerramento foi realizada uma dança circular, com todas cantando a música Essa Cidade é Minha (André Parisi).

"Diadema é nossa casa. Hoje é um dia muito especial, de celebração e essa Mostra de Ginástica vem cheia de significado. No ano passado nós estávamos virtualmente, mas faltava esse carinho e esse aconchego. Nosso programa é um exemplo para a cidade. Somos as mulheres que movimentam a cidade, somos referência aqui e para além daqui. O desafio é agregar mais mulheres nesse movimento para que o programa continue transformando as pessoas nessa roda de energia, nessa roda solidária, nessa roda de amor", ressaltou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Luciana Avelino.

Investimento- Durante o evento, o prefeito José de Filippi Junior anunciou novidades na área de Esportes para o próximo ano.

"Eu quero que registrem o dia de hoje, esse espaço. Esse ginásio tem mais de 90 anos e precisa de uma reforma. Estamos avançando em diversas áreas, mas ainda não está do jeito que a gente quer. No próximo ano, vamos trocar o telhado do ginásio e, a partir de janeiro, investir numa área mais importante que o prédio, que são os servidores, as professoras, a equipe que trabalha com vocês. A gente tem que cuidar de quem cuida de gente, investir no servidor e servidoras. No primeiro semestre, também vamos chamar mais professores", afirmou.


Programa garantido por lei- Com 32 anos de existência e 2.500 participantes, o Mulheres em Movimento acontece por meio de 13 salas de ginásticas espalhadas nos bairros. Em novembro passado, o Programa conseguiu algo inédito, que foi se tornar uma ação municipal garantida por lei. De autoria da vereadora Lilian Cabrera, a Lei Municipal 4.157/202 foi aprovada na câmara, em novembro passado, e por unanimidade.

A vereadora representou a Câmara Municipal no evento. "Que alegria estar com vocês nessa manha de domingo e ver que gradativamente as atividades estão voltando nesse período tão difícil da pandemia. São 32 anos de luta que vocês fazem a cada dia na construção dessa cidade. Mulheres em Movimento representa energia, força e a coragem da mulher e tem todo o apoio da Câmara Municipal", afirmou Lilian.

A aprovação que garante a perenidade ao Programa foi muito comemorada. Segundo a secretaria de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, a lei contribui para que futuras gerações possam usufruir do programa e mais qualidade de vida e consciência cidadã aconteçam em Diadema "O Mulheres em Movimento não é só ginástica.

É uma atividade pública que atua num tripé movido por ação de pertencimento, saúde da mulher e questões de gêneros. Tudo isso leva as mulheres ao autoconhecimento, a exercer a sororidade, a busca cultura e lazer, e a se colocar como ser social participante e lutando pelos seus direitos", disse.

O evento também contou a presença da vice-prefeita, Patrícia Ferreira, a representante da CUT, Jandira Uehara, representantes da secretarias municipais e demais convidados.