Sugestões ao Plano Plurianual focaram em saúde, educação e segurança

O processo de ouvir a população para a construção do Plano Plurianual de Diadema, além de resgatar os mecanismos utilizados pelas administrações petistas em relação ao orçamento participativo, mostrou algumas novidades, como a participação da juventude e dos moradores do Centro, e confirmou que a maior preocupação dos moradores continua voltada aos temas relacionados à saúde, educação e segurança.

Para estimular a participação popular foram realizadas nove audiências virtuais com os setores organizados, entre eles os usuários de equipamentos públicos, setores religiosos, instituições de ensino, setores produtivos e moradores de condomínios e núcleos habitacionais.

Além disso, uma equipe da Prefeitura percorreu por duas vezes os centros comerciais dos onze bairros da cidade ouvindo as sugestões dos moradores.Ao final, o portal http://participa.diadema.sp.gov.br/recolheu 4.905 propostas, a maioria (24%) relacionadas à Saúde, seguida de Educação e Segurança Cidadã, as duas com 14%.

Os 19% de participação dos jovens (16 a 29 anos) foi uma boa novidade, um público antes distante das questões políticas. Para comparação, os moradores com idade entre 40 e 49 foram 22% e os de 50 a 59 anos, 23%.O envolvimento dos moradores do Centro foi o maior com 13%, seguido do pessoal do Taboão com 12% e do Campanário com 11%.

Para o prefeito José de Filippi Júnior, o processo para construção do PPA foi a retomada da participação popular de Diadema. “Foi um trabalho gratificante. O resultado da consulta é uma indicação muito forte daquilo que devemos conduzir na cidade”, comentou.

A secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz, disse que as tendas instaladas nos bairros criaram um canal de escuta popular importante, e que ele deverá ser aperfeiçoado. Mesmo assim, ela acredita que no próximo ano o processo de participação ocorra de maneira presencial. “O Plano Plurianual é um instrumento transformador diante da necessidade da população”, disse.

Depois do detalhamento e a da sistematização do Plano, ele será apresentado à Câmara Municipal na forma de projeto de lei.