Saúde de Diadema alerta sobre a importância de manter as vacinas em dia no inverno

Com a chegada do inverno, oficialmente no dia 21 de junho, a Prefeitura de Diadema alerta sobre a importância de manter as vacinas em dia para proteger a saúde e evitar o adoecimento, já que as baixas temperaturas do período podem contribuir para a disseminação de vírus causadores de síndromes respiratórias como resfriado, gripe e Covid-19.

Em mais uma ação para aumentar os imunizados, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) colocou um carro de som para chamar a população para colocar a vacina em dia. O carro vai se somar aos carros de som da Secretaria da Comunicação em um esforço conjunto de ampliar as coberturas vacinais no município.

E o trabalho de conscientização do público-alvo não para. No último sábado (24), a Secretaria Municipal da Saúde realizou duas ações: na primeira delas, realizada na Praça da Moça durante a 1ª Caminhada pela Inclusão dos Autistas, a tenda da vacina aplicou 76 doses de influenza e 44 doses de Covid-19.

Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/mais-de-300-pessoas-prestigiam-1a-caminhada-pela-inclusao-dos-autistas/.

Também no sábado (24), das 10h às 13h, equipe da UBS Canhema participou da festa junina realizada na EMEB Perseu Abramo. Na ocasião foram aplicadas 63 doses, sendo 30 de influenza e 33 contra a Covid-19.

Vacina contra a gripe: onde e quem pode tomar? A campanha contra a influenza (gripe) foi prorrogada até o dia 30 de junho. A campanha deste ano teve início no dia 10 de abril e seria encerrada em 31 de maio, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde devido à baixa cobertura em todo o território nacional. É fundamental que a população-alvo seja vacinada. A vacina deste ano garante a proteção contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B).

A população com mais de seis meses de idade pode ir a uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Para receber o imunizante é necessário apenas apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade.

Vacina contra a Covid-19- A SMS continua ofertando em todas as 20 UBSs da cidade a vacina monovalente contra a Covid-19 para as pessoas a partir dos seis meses.

Além disto, a SMS está desde o final de abril deste ano realizando a aplicação da vacina bivalente. Esse imunizante está disponível, no momento, apenas para as pessoas que tem mais de 18 anos e estão com o esquema primário completo, ou seja, ter recebido ao menos a 1ª e 2ª dose de qualquer vacina monovalente. Outro critério é ter cumprido um intervalo mínimo de quatro meses ou mais após a última dose recebida. Quem também pode receber esse reforço são os munícipes maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas e residentes em instituições de longa permanência.

Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/vacina-bivalente-para-maiores-de-18-anos-ja-esta-liberada-em-diadema/.

As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda. No momento de vacinação devem ser apresentados pelo munícipe o documento pessoal com foto (CNH ou RG), CPF e cartão de vacinação com as doses anteriores.

Vacina de rotina- Vale lembrar que as unidades também realizam diariamente a leitura e atualização das carteiras de vacinação com as demais vacinas previstas pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (MS), tais como: antirrábica humana, BCG, Difteria e Tétano adulto (dT), DTP/DTPa (difteria, tétano e coqueluche), Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV (Papilomavírus humano), Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica 10 valente, Pneumocócica 13, Pneumocócica 23 valente, Rotavírus, Tríplice viral ou SCR (Sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela) e Varicela.

A equipe de enfermagem da Atenção Básica está apta a orientar a população e esclarecer as principais dúvidas sobre as vacinas, como faixa etária indicada e condição clínica.

Confira o endereço das UBSs em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.

 

Por Tatiana Ferreira
Foto: Igor Andrade Cotrim