"Quarteirão da Educação é mais uma semente plantada para o futuro de Diadema", diz Filippi
Para além do plano de governo apresentado antes de ser eleito pela quarta vez, o prefeito José de Filippi Júnior tem repetido à exaustão que a sua nova gestão será sempre realizada a partir do diálogo permanente - tanto com a população quanto entre as secretarias do Executivo. E nada parece ilustrar tão bem tal premissa quanto o Quarteirão da Educação, cujo projeto foi apresentado nesta sexta (24) na Escola Municipal Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, no Jardim Promissão, endereço também do novo equipamento.
A explicação é simples: trata-se de uma promessa de campanha apresentada ao diademense durante o processo eleitoral e que só ganhou forma a partir do trabalho em conjunto realizado por diversas pastas da administração. O Quarteirão, por si só, também carrega essa pluralidade: embora tenha Educação no nome, terá a participação direta da Cultura e do Esporte e Lazer quando sair do papel.
As obras devem começar em breve e a entrega total do projeto acontecerá no ano que vem. Já há estudos para a construção de uma segunda unidade no decorrer de 2022.
"O que eu mais quero é que todos os alunos e alunas da nossa cidade acordem morrendo de vontade de ir para a escola e é isso que esse projeto fará na vida das pessoas. O Quarteirão da Educação é mais uma semente plantada para o futuro de Diadema e servirá de exemplo para todas as outras escolas da cidade", declarou Filippi.
Durante o lançamento do projeto, houve apresentação musical, de capoeira, dança do ventre e atividades com participação dos alunos da escola, além de depoimentos de moradores da comunidade. O evento ainda contou com a participação da vice-prefeita Patty Ferreira, do presidente da Câmara Josa Queiroz, e diversos outros vereadores.
Sonho que se sonha junto- A proposta do equipamento, inspirada no Quarteirão da Saúde, já vinha sendo discutida há meses, mas só começou a ganhar corpo quando o ex-prefeito e hoje assessor especial de Projetos Estratégicos, Mário Reali, fez a ponte entre a gestão e o escritório de arquitetura que doou a planta à gestão. A partir de então, o Quarteirão da Educação enfim saiu do plano de governo para virar um projeto de fato.Nós queremos chegar na comunidade. O povo vai subir as vielas para vir para cá para aproveitar o que lhe é de direito. Não vai mais precisar ir para o Centro. É isso que as pessoas esperam de uma gestão".
Ana Lúcia Sanches, secretária de Educação, completou: "Tem coisas que vão muito além do plano de governo ou das estratégias de uma administração e o Quarteirão da Educação é a prova disso. Ele é o resultado dessa energia vinda de quem acredita no futuro. Mesmo diante de cenário tão difícil, o prefeito escolheu olhar para frente e o Quarteirão é o resultado disso".
O Secretário de Cultura, Deivid Couto, concordou ao dizer que foi "um projeto construído a muitas mãos". "É um Quarteirão de Encantamento, para pensar no presente e construir futuros". Luciana Avelino, titular de Esporte e Lazer, finalizou: "Aqui teremos a possibilidade de desenvolver muitas coisas. Não tenho dúvidas que um equipamento como esse pode fazer surgir muitos atletas profissionais".
O conglomerado inclui a construção de salas de aula e estruturas para a educação infantil, berçários e creche em tempo integral, ampliação das salas para Ensino Fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de equipamentos como quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
O que vai ter no Quarteirão:
EDUCAÇÃO:
CRECHE: Atendimento de 260 estudantes de 0 a 03 anos.
PARCIAL: Atendimento de 512 estudantes de 04 e 05 anos.
FUNDAMENTAL: Atendimento de 896 estudantes do 1º ao 5º ano.
EJA: Atendimento de 224 estudantes (EJA I - 1ª a 4ª série; e EJA II - 5ª a 8ª série)
CULTURA:
Teatro + circulação vertical e horizontal
Estúdio de audiovisual + oficina de audiovisual
Oficina de música + oficina de teatro artes balé
ESPORTE:
- Mulheres em movimento
- Ginástica artística
- Natação e hidroginástica
- Escola de esportes e capoeira