Programa Emprega Diadema reestrutura ações de emprego, trabalho e renda no município

Diadema começa na quarta, dia 14 de julho, uma nova etapa na captação de empregos, geração de trabalho e renda. Trata-se do programa Emprega Diadema, que reunirá, num mesmo local (site), informações sobre vagas de trabalho, cursos, orientações para formalização de negócio próprio, além de cadastro de empreendedores e mural de prestadores de serviço que atuam como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

O programa será lançado às 19h, por meio de live nas redes sociais da Prefeitura (Facebook e You Tube). O evento contará com a presença do prefeito José de Filippi Jr., da vice-prefeita Patrícia Ferreira, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Joel Fonseca, do presidente da Câmara Municipal de Diadema, Josa Queiroz, e do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira.

"A idéia é integrar toda a cadeia de oferta e geração de empregos, além de proporcionar um ambiente de oportunidades de negócios e cursos em um único local", afirma Filippi.

"O Emprega Diadema vai apoiar os futuros empreendedores e os que já se encontram no mercado de trabalho, a melhor se qualificarem no mercado de trabalho, por meio dos cursos oferecidos pelas entidades parceiras como SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (setor de comércio, serviços e turismo) e ETEC - Escola Técnica Estadual (profissões de nível técnico)", ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Joel Fonseca.

Como funciona o Emprega Diadema- O Emprega Diadema é um programa da Prefeitura de Diadema em parceria com entidades que promovem a inserção da população no mercado de trabalho e fomentam atividades de formação, desenvolvimento pessoal e coletivo. O objetivo do programa é promover e incentivar novas relações de trabalho, formar empreendedores que estejam conectados a oportunidades e promover trocas entre quem emprega e quem busca oportunidade. Ele substitui e amplia as atribuições do CPETR – Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, cujas atividades foram encerradas no ano de 2016, finalizando convênio com o extinto Ministério do Trabalho.

O Emprega estará disponível por meio digital (site) http://emprega.diadema.sp.gov.br/ . O site do Emprega Diadema é dividido em três partes: Cursos, Vagas e Empreenda. O menu Cursos apresenta os cursos oferecidos pelas entidades parceiras da Prefeitura Fundação Florestan Fernandes (cursos profissionalizantes), SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (empreendedorismo), SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (indústria), SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (setor de comércio, serviços e turismo) e ETEC - Escola Técnica Estadual (profissões de nível técnico).

Já o menu Vagas é dividido em Cadastro para Currículo e Acesso à Empresa. O Cadastro para Currículo é um banco de dados de empregos. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irão consultar o banco de dados e caso alguma vaga se encaixe no seu perfil do candidato, ele pode ser convidado a participar do processo seletivo. Já o Acesso à Empresa servirá para que empresas anunciem suas vagas para a população.

O menu Empreenda é dividido em três partes: dicas de formalização para o empreendedor iniciante ou não (tipo de empresa Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), quanto custa para ser MEI, quem pode ser MEI e como o empreendedor obtém informações sobre as atividades permitidas, obrigações e vantagens de ser MEI), como obter crédito do Banco do Povo Diadema para ampliação de negócio, Cadastro de Empreendedor (mural dos prestadores de serviços autonômos/MEI/ME) e Guia de Serviços (mural de prestadores de Diadema).

 

Serviço:

Lançamento do Programa Emprega Diadema

Dia 14 de julho, às 19h

Transmissão via live no Facebook e You Tube da Prefeitura