Programa EJA Mais oferece orientação profissional para estudantes em Diadema

O programa EJA Mais tem ampliado o repertório dos estudantes nas escolas municipais de Diadema, oferecendo aos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma formação complementar que contribui para o acesso ao mundo do trabalho.

Fruto de uma parceria entre a instituição profissionalizante Fundação Florestan Fernandes (FFF) e a Secretaria de Educação de Diadema, o EJA Mais ofereceu neste primeiro semestre conteúdos como "Inclusão Digital – Introdução à Informática" e "Orientações para o Trabalho e Empreendedorismo".

Oferecido em seis escolas, o programa teve 120 estudantes certificados – a formatura das primeiras turmas ocorreu na semana passada na EMEB José Martins da Silva e contou com a presença do prefeito José de Filippi Jr, da secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, e do diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho.

Para o segundo semestre, o número de escolas dobrou, e a expectativa é de atender mais de 300 estudantes em 12 escolas distribuídas pelo município. As aulas começam na semana que vem.

COMO FUNCIONA- As aulas são planejadas na escola por meio de um material didático construído pelas equipes pedagógicas da Secretaria de Educação e FFF juntamente com professores da EJA. Como parte dessa preparação, são realizados encontros formativos com um professor representante de cada escola para atualização profissional e para se pensar o itinerário a ser trabalhado com os estudantes.

As atividades são semanais, duram cerca de três meses e são desenvolvidas em forma de projeto didático durante as aulas de EJA. Ao final do semestre, os estudantes montam um portfólio das atividades, sob orientação dos professores, e o enviam para a Florestan Fernandes, que fica responsável pela certificação.