Profissionais da UBS Paulina passam por sensibilização sobre temas ligados à população LGBTI+

Dando continuidade à sensibilização dos profissionais da saúde sobre as temáticas relacionadas à diversidade sexual e relações de gênero, a equipe da UBS Paulina participou na manhã desta quinta-feira (23), da Oficina de Sensibilização LGBTI+ “Respeita-me”, realizada no colégio estadual Gregório Bezerra.

A atividade foi ministrada por Robson Carvalho, atual coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidade de Diadema. Foi feita uma dinâmica de valorização do nome de cada um para dar subsídio à conversa e feito um debate sobre o vídeo. Após, abriu-se para uma roda de conversa, uma fala sobre o Ambulatório DiaTrans e feita uma apresentação abordando as boas práticas no atendimento dos serviços públicos à população LGBTI+.

“Reconhecer a identidade de gênero das pessoas transexuais e travestis é oferecer dignidade e cidadania para essa parcela da população. Não é um favor, existe lei que precisa ser cumprida. Nosso trabalho é sensibilizar todos os profissionais e a sociedade para a realidade vivida pelos transgêneros. Nós, da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidade, e a Prefeitura de Diadema estamos trabalhando para aprimorar esse atendimento, respeitando cada indivíduo. Foi este o intuito desta oficina na qual conseguimos muitos relatos dos trabalhadores e o compromisso de todos em atender a comunidade LGBTQIA+, aproveitamos e falamos um pouco do Ambulatório DiaTrans. Foi muito importante esse diálogo com os profissionais da UBS Paulina”, contou Robson.

A capacitação contou com a participação de 18 funcionários da unidade de saúde e três profissionais da educação. Samara Viviane da Silva Araújo, agente comunitária de saúde (ACS), foi uma delas. “Foi uma conversa de extrema necessidade e importante de ser feita com os profissionais em nossa cidade. Trabalhar com o público é trabalhar com a diversidade no dia a dia e saber olhar o outro com empatia. Respeitar as diferenças acima de qualquer coisa é nosso dever como ser humano. Fico feliz com a iniciativa da Prefeitura em trazer essa conversa pra ajudar a evitar situações de desrespeito com os usuários do nosso serviço. Como parte da comunidade LGBTQIA+ espero que ações como essa continuem acontecendo para que tenhamos profissionais com um olhar mais qualificado para a população”, disse Samara.

Já a gerente da UBS, Ana Carolina Untem, destacou a importância do Ambulatório DiaTrans para a cidade: “O ambulatório Trans de Diadema foi uma grande vitória para o município. Reflete o olhar da gestão para todas os usuários. A conversa hoje na UBS foi para sensibilizar nossos profissionais para realizar o cuidado e acolhimento deste público, ressaltando a importância do nome social. Tenho certeza que alcançaram o objetivo”, afirmou Ana Carolina Untem, coordenadora da UBS.

A oficina “Respeita-me” será ministrada inicialmente em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde de Diadema e, posteriormente, será expandida para outros equipamentos da rede pública. As próximas unidades a receberem a atividade serão: UBS Paineiras e Maria Tereza.

Setembro Amarelo- O grupo também assistiu uma apresentação sobre o “Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio” realizada pelo psiquiatra da unidade, Dr André Lopez do Nascimento. O profissional trouxe para a discussão dados sobre o tema, entre eles, os altos índices de suicídio na população trans.

Com o objetivo de prevenir a ocorrência desses casos e fazer um pacto pela vida, durante todo o mês, a Prefeitura de Diadema, por meio da SMS e de outras secretarias e entidades parceiras, está realizando atividades de conscientização sobre o tema, que busquem dialogar com profissionais da saúde e com a sociedade em geral, para fortalecer as políticas públicas voltadas à Saúde Mental e consolidar a articulação de uma rede de apoio no território que possa acolher a pessoa em intenso sofrimento psíquico e com potencial risco de suicídio.

Confira a programação completa do Setembro Amarelo: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27037-setembro-amarelo-fomenta-debate-sobre-prevencao-ao-suicidio-em-diadema


Ambulatório DiaTrans- Tenda da Participação Popular foi montada em região central da cidade para apresentação para a população o Ambulatório DiaTrans

Com o intuito de divulgar o Ambulatório DiaTrans - Ambulatório de Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais de Diadema, recém-inaugurado, a Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidade, em parceria com a equipe de Participação Popular, montou uma tenda na Praça Lauro Michels, no centro de Diadema, para sensibilizar os transeuntes sobre os atendimentos oferecidos no novo serviço, como ter acesso ao acolhimento na unidade e horário de funcionamento. Ao longo da tarde, passaram pela tenda cerca de 150 pessoas.

“Dia a dia trabalhamos para executar ações e políticas públicas que promovam uma maior inserção social e melhores condições e garantias de saúde para todas as pessoas. E nesse ponto destacamos a importância de divulgar através da Tenda da Participação Popular o Ambulatório DiaTrans, que foi inaugurado no último dia 15. Dialogamos com toda a população que passou pela praça explicando a necessidade deste serviço para as pessoas transexuais e travestis”, Robson Carvalho, coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidade de Diadema

Saiba mais sobre o Ambulatório DiaTrans em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27047-diadema-inaugura-1-ambulatorio-trans-do-abcd