Procon Diadema ultrapassa mil atendimentos em cinco meses
Neste mês, o Procon de Diadema completou a marca de mil atendimentos desde o início do ano. De acordo com dados do Sistema SINDEC da Fundação Procon SP, até 27 de maio, foram realizados 1.007 atendimentos. As principais reclamações estão relacionadas a setores de energia elétrica (Enel), empresas de telefonia e cobrança, bancos (empréstimos consignados não autorizados) e compras online. Também foram registrados mais de 1.300 atendimentos/orientações telefônicas nesse período.
Em razão da pandemia, a partir de março, o atendimento passou a ser realizado virtualmente, por telefone ou email. Isso foi possível graças à implantação de nova estrutura para teletrabalho e telefonia da equipe do Procon. Além disso, desde fevereiro, os servidores recebem capacitação técnica para melhorar o acolhimento e a prestação de serviço aos consumidores. Ações para aproximar o Procon da comunidade também estão previstas para este ano. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar sobre os direitos e obrigações do consumidor, buscar parcerias com os centros de referência de Assistência Social e de idosos, centros comunitários, escolas e outras instituições.
“O Procon é um órgão importante para os munícipes de Diadema, pois exerce função de proteger e defender os direitos dos consumidores. É um meio eficaz para a solução de conflitos decorrentes das relações de consumo, compra de um produto ou a contratação de um serviço. As adequações que estamos implementando refletem um atendimento mais humanizado e estimulam uma mudança nas relações de consumo de forma mais consciente”, explicou a secretária de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista.
A equipe da instituição é formada por agentes administrativos, agentes fiscais, oficial administrativo e estagiários, coordenação e profissionais de apoio. Além disso, a equipe recebe apoio de profissionais da área jurídicas para realizar os atendimentos.
Entre os principais atendimentos disponibilizados pelo Procon estão: receber reclamações dos consumidores; orientar sobre problemas de relação de consumo, contato prévio com o fornecedor para tentativa de solucionar a demanda; encaminhar as reclamações, quando for o caso, com abertura de Carta de Informação Preliminar (CIP) enviada aos fornecedores; realizar audiências extrajudiciais; fiscalizar estabelecimentos comerciais, instaurando procedimento de vistoria com a finalidade de verificar a violação de direitos do consumidor; desbloqueio da Senha Nota Fiscal Paulista; e emissão para empresas de Certidão Negativa de Violação aos Direitos do Consumidor.
O termo de convênio com a Fundação Procon-SP foi renovado em fevereiro deste ano. Para isso, foi encaminhado processo administrativo em janeiro, que início à tramitação para renovação do convênio.
Quem pode ser atendido
Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade, ter comprado um produto na cidade (mesmo que resida em outro município) ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Serviço:
Procon de Diadema
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro.
Tel.: (11) 4053 7200 / 7204 / 7205 / 7207
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.