Primeira dose contra covid pode ser suspensa até envio de novas vacinas pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que por ter aplicado todas as vacinas destinadas a primeira dose (D1) contra a covid-19 e com o intuito de garantir estoque para as segundas doses (D2) programadas, o Programa Municipal de Imunização irá suspender, momentaneamente, o calendário de vacinação de D1.
“Diante do surgimento da variante delta, de alta transmissibilidade, e que já está em circulação em São Paulo, e por acreditar que o importante é garantir a maior parte da população vacinada o quanto antes, seguimos as orientações técnicas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo de não guardar doses e avançamos o cronograma da vacinação contra a covid-19, inclusive antecipando o início da aplicação da vacina em novas faixas etárias”, explicou Dra Rejane Calixto, secretária municipal da saúde.
Pelo cronograma estadual, as cidades do Estado de São Paulo deveriam estar vacinando as pessoas entre 30 e 34 anos até o dia 4 de agosto. Já Diadema vacina, a partir de hoje, pessoas de 27 anos.
O município esclarece também que segue a orientação expressa dos Planos Nacional e Estadual de Imunização de não deixar doses paradas e aplicação da vacinação para as pessoas de 27 anos irá seguir até que o estoque de D1 se esgote em todas as unidades.
A SMS tranquiliza a população e informa que a vacinação de D1 será retomada, imediatamente, assim que nova remessa de doses for disponibilizada pelo Governo Estadual e Ministério da Saúde ao município.
Para saber de todas as informações sobre a Campanha Municipal de Vacinação, acompanhe o site oficial www.diadema.sp.gov.br/covid e as redes oficiais da Prefeitura @PrefDiadema
D2 mantida- A SMS informa que a vacinação da segunda dose continua acontecendo e as doses estão garantidas. Consulte a data do retorno no seu cartão de vacinação e compareça a um dos 21 de postos de vacinação da vacina, munido da documentação necessária (documento pessoal com foto e número de CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação com o comprovante da D1). Confira os endereços aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Aplicação de doses- Até 26 de julho, foram aplicadas 290.102 vacinas contra a covid-19, sendo a primeira dose em 220.581 pessoas, a segunda dose em 59.327 pessoas e a dose única em 10.194 pessoas.
Já foram contemplados os seguintes grupos: moradores sem comorbidades, com 28 anos ou mais; profissionais da Educação acima de 18 anos; gestantes em qualquer período gestacional e puérperas acima dos 18 anos; pessoas com síndrome de down, pacientes em diálise e transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos); pessoas com deficiência permanente (PCD, entre 18 e 59 anos); pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde acima de 18 anos – é obrigatória comprovação por receita ou relatório médico com a inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM).
O município segue respeitando os critérios de priorização preconizados nos Planos Nacional e Estadual de Imunização. A diminuição de faixa etária está condicionada à chegada de novas doses da vacina.