Prefeitura de Diadema recebe governador em exercício e solicita implementação de AME
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, recebeu, nesta quarta-feira (08/01), o governador em exercício do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, em visita à Rede Lucy Montoro, localizada no 2º andar do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso do município.
Na oportunidade, o prefeito entregou ofício com solicitação de implementação de uma unidade de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no local onde atualmente funciona o Quarteirão da Saúde.
“Foi uma visita muito importante para reforçar o olhar de parceria com o governo estadual, com possibilidades de ampliar e melhorar os atendimentos das especialidades e a realização de exames para a população, com discussão de projetos importantes para o futuro da saúde”, afirmou o prefeito.
Participaram os prefeitos da região Gilvan Junior (Santo André), Marcelo Lima (São Bernardo), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra), além da vice-prefeita, Andreia Fontes, secretários municipais, vereadores de Diadema e representantes da Fundação do ABC, que gerencia a unidade.
Os integrantes da comitiva conheceram as dependências da Rede Lucy Montoro, conversaram com pacientes e acompanharam uma demonstração do dispositivo robótico LokomatPro Sensation, o primeiro da rede pública estadual e o segundo da versão no país, utilizado na reabilitação de pacientes com dificuldades para caminhar.
Felicio Ramuth colocou o governo estadual à disposição de Diadema e tratou das possibilidades de ampliar os atendimentos de especialidades e das discussões para criação de um Departamento Regional de Saúde do ABC. “O governador Tarcísio sempre diz sobre a importância dessa aproximação e do trabalho conjunto com os prefeitos, são eles que têm a sensibilidade do dia a dia da sociedade. Assim a gente consegue investir melhor os recursos do Estado, escutando os nossos prefeitos”, concluiu.
Parceria
A instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Diadema, em outubro de 2021, é resultado da parceria entre município, que cedeu o espaço para implantação, e governo do Estado, que instalou e mantém o serviço.
Por dia, são cerca de 90 pacientes/dia, com média de 300 atendimentos/dia em reabilitação visual e física.
Os pacientes chegam à Rede por meio do sistema de regulação estadual, o Siresp. Inicialmente, passam por triagem para avaliar quais profissionais farão parte da equipe de acompanhamento. Entre os serviços estão serviço social, psicologia, condicionamento físico, nutrição, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, ortoptica, pedagogia e orientação e mobilidade.