Prefeitura de Diadema promove capacitação de pequenos empreendedores
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), acaba de formar a primeira turma do curso Empretec, um programa de capacitação empreendedora desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Com investimento integral do município, a iniciativa fortalece o ecossistema local de pequenos negócios e estimula a geração de emprego e renda.
A primeira turma foi concluída com sucesso no último dia 19, formando 20 empreendedores. Até o fim do ano, estão previstas mais duas turmas, nos meses de outubro e novembro, cada uma com 30 vagas. O programa tem duração de 5 dias, com atividades intensivas das 8h às 18h, combinando palestras, dinâmicas e desafios práticos que desenvolvem comportamentos-chave do empreendedor de sucesso, como planejamento, persistência, qualidade e eficiência, redes de contato, busca de oportunidades e tomada de riscos calculados.
A Prefeitura de Diadema custeia 100% das vagas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável da cidade e com o fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos.
As inscrições para a segunda turma serão abertas no início da próxima semana, diretamente no site da Prefeitura de Diadema. As vagas são limitadas e a seleção dos alunos será realizada pelo Sebrae.
Sobre o Empretec - O Empretec é considerado internacionalmente uma das formações mais transformadoras para quem deseja empreender com estratégia, disciplina e foco em resultados. Segundo a Sedet, ao investir na capacitação prática dos empreendedores, a Prefeitura contribui para negócios mais competitivos e para uma economia local mais dinâmica.
O objetivo do projeto é ajudar pequenos empreendedores a desenvolver habilidades essenciais ao empreendedorismo, tais como gestão de negócios, planejamento estratégico, inovação e foco em resultados, além de estimular uma mentalidade empreendedora e comportamentos práticos associados a negócios sustentáveis.
Até o fim do ano, esses 80 pequenos negócios, aprimorados pelo Empretec, fortalecerão o ecossistema de micro e pequenos negócios em Diadema, impactando positivamente emprego, renda e arrecadação local.
Serviço
Empretec (ONU/Sebrae)
Duração/formato: 5 dias, das 8h às 18h, com metodologias imersivas
Custeio: 100% das vagas financiadas pela Prefeitura de Diadema
Turmas:
1ª turma concluída em 19/09 (20 formados)
2ª turma: 20 a 24 de outubro (30 vagas)
3ª turma: 03 a 07 de novembro (30 vagas)
Inscrições: abrem no início da próxima semana, pelo site da Prefeitura de Diadema. O edital contendo os requisitos para inscrição e demais detalhes será publicado na imprensa oficial ainda nesta semana.
Local: O curso é ministrado na sede da Fundação Florestan Fernandes, na Av. Manoel da Nóbrega, 1.149, Centro – Diadema

