Prefeitura de Diadema apresenta o GeoDiadema
A Prefeitura de Diadema dá mais um grande salto de qualidade no acesso à informação, com o lançamento do portal GeoDiadema. A plataforma online integra uma série de informações e dados geográficos oficiais sobre o município através de mapas interativos disponíveis para toda a população. O lançamento será realizado nesta quinta-feira, 9 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal de Diadema.
O GeoDiadema é um portal online desenvolvido para disponibilizar dados e informações geográficas sobre o município de Diadema. Esta plataforma permite a integração de dados georeferenciados de diversas áreas do conhecimento e visa apoiar o usuário na tomada de decisão de forma segura, confiável e transparente.
O acesso à plataforma para consulta e aquisição de arquivos geográficos permite o acompanhamento dos dados de múltiplos temas em uma única aplicação. São mais de 70 camadas distribuídas entre os 17 eixos temáticos e imagens aéreas do território diademense, que podem ser visualizados num mapa digital, tais como: equipamentos públicos, – incluindo escolas, quadras esportivas, UBS, CRAS, delegacias, entre outros, além de informações sobre demografia, território, segurança pública, hortas e feiras livres, infraestrutura urbana, habitação, sistema viário, mobilidade e transporte, topografia, meio ambiente, legislação e muito mais.
"O projeto GeoDiadema surge para inovar na acessibilidade dos dados. Compreender onde e como os fenômenos interagem com o espaço geográfico é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e poder público consigam alcançar respostas rápidas e confiáveis", destacou Juliana Colli, geógrafa e gestora do projeto.
A plataforma GeoDiadema está organizada em duas partes: site e mapas interativos. Ambos estão absolutamente relacionados. No site, é possível acessar informações sobre plano diretor, metadados e downloads, sumário de dados, mapa interativo, manual do usuário e pesquisa de satisfação. Já nos mapas interativos, o usuário pode manipular e visualizar os dados georeferenciados, consultar informações e tabelas, realizar distintas análises, salvar e/ou imprimir mapas, dentre outras funcionalidades.
Por meio da geotecnologia tornou-se possível executar combinações de mapas, textos, tabelas, gráficos e animação com o propósito de melhorar a comunicação e a disseminação de dados unificados. Assim, o grande volume de dados e informações disponíveis na administração municipal, quando adotados de modo integrado, dão contexto e propósito às informações, mobilizam pessoas, organizam processos e tecnologias com a finalidade de melhor atender a administração pública e os cidadãos.
"Essa novidade é apenas o começo! O GeoDiadema é um sistema bastante dinâmico e em constante transformação. Em breve, haverá novas aplicações, novas camadas temáticas e todos os dados disponíveis em diversos formatos para download", explicou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda.
Além da concessão do Caminhos do Mar em SP, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, atua na administração do uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro e do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais.