População de Diadema usa novo aplicativo e central 156 para solicitar serviços à Prefeitura

Na primeira semana de funcionamento do aplicativo Colab e da central telefônica 156 – plataformas em que o cidadão pode registrar serviços à Prefeitura –, os munícipes têm feito diversas solicitações. Na maioria, as demandas são referentes a podas de árvores (cerca de 25% do total), iluminação pública (19%) e estabelecimentos irregulares (5%).

O aplicativo e a central telefônica 156 foram lançados na terça-feira (2), como parte do programa "Fala, Diadema", e até a tarde desta sexta-feira (5) foram mais de 40 solicitações e 470 usuários cadastrados. A perspectiva é de aumento nesses números, conforme o conhecimento dessa plataforma vá crescendo entre a população.

Para Anderson Wiliam Castoldi Conte, diretor da Central de Atendimento ao Cidadão, a crescente participação da população mostra que a ferramenta conseguiu estabelecer uma maior aproximação entre a Prefeitura e os munícipes. "A população aderiu e está mais próxima da Prefeitura", diz.

Para abrir uma solicitação de serviços no Colab, é preciso baixar o aplicativo, fazer um cadastro e selecionar uma das categorias disponíveis: Drenagem Urbana; Estabelecimento Irregular; Feira Livre; Iluminação Pública; Limpeza Urbana; Meio Ambiente; Restaurante Popular; Transporte Escolar; Transporte Público; Urbanismo; Vias e Trânsito.

Dentro dessas categorias, o cidadão tem à disposição 85 serviços (como buracos nas vias, semáforo queimado, falta de iluminação, entre outros). Após selecionar um deles, deve descrever a ocorrência e anexar uma foto, para ajudar na identificação da ocorrência. Concluído o chamado, receberá um protocolo e poderá acompanhar sua demanda.

"A Prefeitura trouxe para o cidadão uma ferramenta inovadora, ágil e eficiente, algo muito esperado e que representa um grande salto de qualidade na prestação de serviços", afirma Vanessa Aparecida Gomes Oliveira, gerente de relacionamento do Colab na Prefeitura de Diadema.

Outra funcionalidade prática do Colab é que, clicando em "feed", é possível tomar conhecimento de outras solicitações feitas. Se o cidadão concordar com alguma delas, pode clicar em "Apoiar", reforçando a importância dessa demanda. Além disso, pode sugerir serviços digitais que gostaria de ver serem oferecidos pela cidade.

Outra opção é fazer as solicitações por meio da nova central 156, em que o cidadão poderá demandar os mesmos serviços do aplicativo. Se preferir registrar alguma solicitação presencialmente, o munícipe poderá recorrer à Central de Atendimento, que continua operando normalmente, mediante agendamento.