Patrulha Maria da Penha de Diadema concorre ao Selo do Fórum de Segurança

Fruto das primeiras medidas do Governo Filippi na área da segurança pública e cidadã em 2021, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema está concorrendo ao prêmio Selo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de Práticas Inovadoras no Enfrentamento à Violência Contra Meninas e Mulheres.A iniciativa da Prefeitura de Diadema figura entre os 47 projetos selecionados em todo o país.

Ao tornar público a lista dos trabalhos aprovados, o FBSP encerra a primeira fase do concurso. Agora, a partir de março, a comissão organizadora vai escolher, visitar e entrevistar algumas dessas experiências concorrentes.

Responsável pelo processo de implantação da Patrulha Maria da Penha - GCM de Diadema, conforme Decreto Municipal nº 7866/2021, a secretária adjunta de Segurança Cidadã de Diadema, Tamires Sampaio, explica que fazer parte dos projetos selecionados já é uma conquista e incentivo às equipes, além de ser satisfatório ver o reconhecimento e a divulgação nacional desse trabalho de combate à violência contra a mulher.

"A pasta está muito feliz e investindo para que a Patrulha, que em breve vai completar um ano, continue a avançar, aprimorando sempre e fazendo a diferença na vida das mulheres vitimadas, principalmente", afirmou a secretária adjunta de Segurança Cidadã.

Para ela, é importante destacar o caráter inovador desse novo serviço da GCM. "Nossa Patrulha não faz meramente o trabalho de acompanhamento das medidas protetivas judiciais, mas articula com as demais áreas da Prefeitura, no sentido de formar e consolidar no município uma eficiente rede de combate à violência contra a mulher", disse Tamires Sampaio.

De acordo com o balanço anual da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, a Patrulha Maria da Penha - GCM Diadema, criada em 8 de março (Dia da Mulher), contabilizou em 2021 mais de 200 mulheres atendidas.

Com protocolo de atuação sempre em parceria com a Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Ministério Público, a Patrulha Maria da Penha - GCM Diadema também trabalha em conjunto como as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania (Casa Beth Lobo), Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Esporte e Lazer, e outras.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública: Sob o lema "O FBSP produz informação para gerar transformação", o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) destaca na home page sua condição de organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área da segurança pública.

O grupo é integrado por pesquisadores, cientistas sociais, gestores públicos, policiais federais, civis e militares, operadores da justiça e profissionais de entidades da sociedade civil que juntos contribuem para dar transparência às informações sobre violência e políticas de segurança e encontrar soluções baseadas em evidências.

Com 15 anos de existência, o FBSP sustenta uma linha de atuação centrada em quatro temas prioritários: "Violência contra meninas e mulheres", "Redução da violência letal: prevenção e repressão", "Transparência, governança e prestação de contas" e "Crime organizado e sistema prisional".

Selo de qualidade: De acordo com o FBSP, o Selo de Práticas Inovadoras, criado em 2017, tem como objetivo reconhecer práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais envolvidos com o tema da segurança pública. A metodologia aplicada é inspirada no Prêmio Gestão Pública e Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV/EAESP.

A Patrulha Maria da Penha da GCM Diadema é concorrente na Edição 2021 do Selo, cujo foco são projetos surgidos no contexto da pandemia da Covid-19. Ao final do processo, nos próximos meses, o FBSP vai premiar até dez concorrentes.

Todas as iniciativas, sejam finalistas ou premiadas com o Selo FBSP, ficam devidamente documentadas e disponibilizadas em um conjunto de publicações (livros físicos, e-books, vídeos etc) que retratam as iniciativas de destaque em cada ano.