Parceria entre Prefeitura de Diadema e Transpetro viabiliza horta comunitária inclusiva
A Prefeitura de Diadema entrega neste sábado (17/6) a Horta Comunitária Inclusiva do Parque Reid. Sua implantação é resultado de parceria com a Transpetro e será a primeira horta da cidade a receber pessoas com deficiências.Localizada em área de 650 m², na Rua Serra do Tumucumaque, altura do número 498, Parque Reid, a horta é formada por 83 canteiros, sendo três suspensos, adaptados para pessoas com PCDs.
Ela será cuidada por 43 moradores da cidade, integrantes do Programa Agricultura Urbana, organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar. O objetivo do programa é incentivar o consumo saudável e, ainda, promover complementação de renda para os plantadores.
A cerimônia de entrega contará com as presenças do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, e do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. Ela começará por volta das 9h30, com atividades recreativas para a comunidade, com distribuição de lanches, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce para as crianças bancado pela empresa. Também haverá apresentação musical, com um trio de artistas da Casa da Música de Diadema.
"A parceria com a Transpetro foi fundamental para a implantação da primeira horta inclusiva em nossa cidade. Atualmente, das 33 hortas comunitárias em funcionamento no município, já contando com esta, temos 14 delas em áreas pertencentes à Transpetro. Queremos fortalecer essa parceria para que mais moradores de Diadema plantem seu próprio alimento, possamos combater a fome e ainda promover geração de renda para quem precisa", afirma o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.
Parceria- Para implantar a horta inclusiva de Diadema, a Prefeitura realizou parceria com Transpetro, que, junto com a Enel, é a proprietária do terreno. No local o município aplicou mais de R$ 45 mil, na construção dos canteiros, grafitagem em muros, colocação de guias e sarjetas na rua que dar acesso à horta e obras complementares no sistema de drenagem.
A Transpetro também realizou melhorias no terreno, investindo cerca de R$ 350 mil, que foram utilizados na construção dos canteiros adaptados, edificação de muros, implantação de alambrados, portões e passeio de concreto que dão acesso à horta, e retirada de entulho. Coube ainda a empresa implantar sistema que evita erosão na área, fazer o plantio de grama e contribuir com as tintas que foram utilizadas na grafitagem feita por artistas da cidade.
"Participar deste evento fala muito sobre o que projetamos para o futuro da Transpetro: queremos cada vez mais ser uma companhia conectada com o desenvolvimento local e sustentável, reconhecendo nossa responsabilidade com as populações vizinhas às unidades operacionais e a importância dessas comunidades na preservação dessas instalações e do meio ambiente. Nós acreditamos que as pessoas são o nosso maior ativo, dentro e fora da companhia. E vamos investir mais nesse projeto nos próximos anos", frisa o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
O Programa Agricultura Urbana foi implantado em Diadema no ano de 2004 e atualmente funcionam na cidade 71 hortas coletivas, em quatro diferentes tipos de modalidades: comunitárias, educacionais, institucionais e ocupacionais. Em todas elas a Prefeitura entrega os canteiros prontos e primeiro plantio e os participantes dão continuidade ao cultivo. Cabe ao município, ainda, dar a assistência necessária – formação e esclarecimento de técnicas de plantio.
Só nas hortas comunitárias os participantes são de 403 agricultores urbanos, 840 beneficiários diretos e cerca de 1.280 canteiros implantados. Neles, são cultivados hortaliças, temperos, chás, folhagens ornamentais e legumes.