Mais de mil novas lâmpadas iluminam núcleos habitacionais

Sete núcleos habitacionais na cidade de Diadema agora contam com mais de mil novas luminárias em tecnologia LED nos postes, mais eficientes e sustentáveis que as antigas lâmpadas de vapor de sódio, que foram substituídas.

A troca de 1079 luminárias começou no fim de abril deste ano e foi concluída nesta semana, atendendo por completo os bairros 18 de Agosto (Taboão), Nova Conquista (Piraporinha), Gazuza, Jardim Alba, Vila Nova, Vinicius de Moraes e XV de Julho (pertencentes ao bairro Casa Grande).

A instalação fez parte do “Projeto de Eficiência Energética em Sistema de Iluminação Pública”, apresentado pela ACE Energia em nome do município e habilitado pela Enel-SP em março do ano passado. Para a instalação das luminárias, o fornecimento do material ficou a cargo da ENEL-SP, e a Prefeitura de Diadema teve como contrapartida a mão de obra.

A instalação nos bairros ocorreu por etapas. Os primeiros a ter a troca concluída foram 18 de Agosto e Nova Conquista (agosto) e, na sequência, Gazuza e XV de Julho (outubro). Os demais bairros tiveram os serviços concluídos em novembro.

MAIS SUSTENTÁVEIS- Com maior eficiência energética, a tecnologia LED apresenta menos falhas e entrega mais luminosidade com menos energia consumida, o que diminui os custos. Além disso, as novas luminárias ajudam a aumentar a sensação de segurança nos bairros, já que uma área bem iluminada tende a inibir a ação de bandidos.

Do ponto de vista ambiental, o impacto das novas luminárias é muito menor do que o das lâmpadas de vapor de sódio, por não provocar radiação de metais pesados, que podem ser tóxicos para o ser humano e demais seres vivos.