Imunossuprimidos podem receber a quarta dose contra a covid-19 na próxima semana
A Prefeitura de Diadema inicia na próxima semana, nos 21 postos de vacinação da cidade, a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para as pessoas com alto grau de imunossupressão. O reforço está liberado para esse público específico, desde que o usuário tenha mais de 18 anos e recebido a terceira dose (D3) há pelo menos quatro meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.
A segunda dose de reforço amplia a resposta imunológica do organismo, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) considera como imunossuprimidos pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas vivendo com HIV/Aids.
“Diante do aumento de casos positivos de Covid-19 e a alta transmissão da variante Ômicron, entendemos que é fundamental que esse público retorne aos postos para receber o novo reforço da vacina. O imunizante não impede que a pessoa adoeça, mas ajuda a salvar vidas e evita as formas mais graves da doença e as internações. Contamos mais uma vez com a adesão dos moradores", explica a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Como vai funcionar: A previsão é que, a partir do dia 20 de janeiro, as pessoas elegíveis compareçam aos 21 postos de vacinação de Diadema para receber o imunizante. Veja lista dos postos aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda.
Para receber a dose adicional, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e Carteiras de Vacinação (comprovantes na cor verde e azul). Aqueles que se tornaram imunossuprimidos após a 3ª dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.