Idosos com mais de 80 anos poderão receber a dose de reforço contra a covid na segunda-feira

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema segue avançando com a campanha de vacinação contra a covid-19 e, a partir da próxima segunda-feira (20), começa a aplicar a dose de reforço (ou terceira dose) em idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose (D2) da Coronavac até o mês de março deste ano, ou seja, a mais de seis meses. A dose é importante para garantir uma eficácia maior na proteção desse grupo, especialmente contra a variante Delta.

A imunização na cidade segue sendo por livre demanda, das 8h30 às 16h, e acontece nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Veja lista aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19. Quem recebeu a segunda dose da vacina da AstraZeneca deverá aguardar o aprazamento de seis meses para receber a terceira dose (ou seja, a D3 terá início em novembro).

“Diadema segue trabalhando para avançar com o calendário de vacinação, principalmente em relação a aplicação das doses de reforço naqueles moradores mais idosos, que são os que mais precisam de proteção. Quanto antes esse público estiver imunizado, melhor, assim é possível evitar mortalidade, internações e casos com maior gravidade nessa faixa etária”, afirma a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Jovens- A partir de segunda-feira (20), os jovens com idade acima de 12 anos (com ou sem comorbidades), podem continuar procurando as UBS para garantir a proteção contra a covid-19. Para quem for se vacinar é obrigatório apresentar, no momento da vacinação, um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) - tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS).

Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia.

Também é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail.

Dados da vacinação- Até essa sexta-feira (17), Diadema já aplicou 526.284 doses de vacina contra a covid-19, sendo 327.044 primeiras doses, 188.231 segundas doses, 770 terceiras doses e 10.239 doses únicas. Para mais informações sobre as ações de enfrentamento à covid-19 na cidade, acesse o site: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19