GCM Diadema realiza novo curso Patrulha Maria da Penha

Para reafirmar seu compromisso no combate à violência contra as mulheres e destacar o 16º aniversário da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã realiza mais um curso de capacitação e formação da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema. O objetivo é qualificar ainda mais o serviço e aumentar o número de guardas especializados nesse tipo de atendimento.

Criada no ano passado para garantir o cumprimento de medida protetiva judicial, a Patrulha Maria da Penha de Diadema contabiliza balanço com 318 medidas protetivas, 273 afastamentos do lar e 157 vítimas assistidas. Além disso, as equipes patrulheiras já efetuaram dez prisões de agressores.O novo curso Patrulha Maria da Penha está sendo frequentado por 15 integrantes da GCM, sendo oito mulheres e sete homens.

A formação será em quatro dias de aulas com palestras de profissionais que atuam na área: José Batista da Silva (corregedor da GCM Diadema); Paula Souto Silveira (Casa Beth Lobo); Juliana Carla Maciel Ramos (Promotoria de Justiça); Renata Cruppi (Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema); e Analdeci Moreira (Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Diadema).

A abertura do curso, nesta segunda-feira, 22/8, contou com a presença do comandante GCM Mendes. “Infelizmente, cresceu o número de casos de violências. Por isso, quanto mais guardas civis estiverem capacitados para atuarem na Patrulha Maria da Penha, mais rápido e eficiente será o nosso atendimento”, explicou o comandante.

O segundo dia de aula, nesta terça-feira, 23/8, começou com palestra da promotora criminal Juliana Carla Maciel Ramos, que responde por uma das dez promotorias da cidade.

Na exposição, ela abordou sobre os tipos de crime e de medidas protetivas, discutiu exemplos práticos e deu, entre outras orientações, dicas para uma atuação eficiente da Patrulha.

“A cidade está de parabéns. A criação da Patrulha Maria da Penha de Diadema foi uma iniciativa nobre, maravilhosa e necessária”, disse a promotora.

“Viver sem violência é um direito das mulheres” é o lema da Patrulha de Diadema

De acordo com o Decreto Municipal nº 7.866/2021 que instituiu a Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema, a missão do grupo é garantir a proteção policial das mulheres com medidas protetivas dentro do município.

Criado para fazer diferença positiva na vida das mulheres, o serviço é formado por 15 GCMs, sendo dez mulheres e cinco homens. Atualmente, esse efetivo da Patrulha se divide em duas equipes, coordenadas por duas mulheres: a GCM (1ª Classe) Simone e a GCM (1ª Classe) Luta.

O protocolo de atuação da Patrulha Maria da Penha - GCM Diadema é sempre em parceria com os demais órgãos protetivos como o Ministério Público e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Além disso, também trabalha em conjunto como as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, que é responsável pela Casa Beth Lobo, Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Esporte e Lazer, entre outras.

PATRULHA MARIA DA PENHA – GCM DIADEMA (24 HORAS)

- denúncias: 4043-6330 e 0800-770-5559

PARCEIROS:

- DDM (Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema) – rua Santa Rita de Cássia, 42 – tel. 4044-9224 e 4043-2856 (9h às 18h)

- Casa Beth Lobo – rua das Turmalinas, 35 – tel. 4043-0737 (8h30 às 15h30)