Fundo Social de Diadema faz planejamento estratégico 2022-2024

O Fundo Social de Solidariedade realizou, na tarde desta quinta (11), a primeira etapa de seu Planejamento Estratégico 2022-2024. Estiveram presentes, além de toda a equipe do Fundo, mais uma dúzia de funcionários de secretarias parceiras, muitos deles integrantes do Comitê de Combate à Fome criado logo no início dessa gestão. Com o apoio de técnicos da Secretaria de Planejamento - e da própria secretária municipal de Planejamento, também presente - foi criada uma dinâmica para elencar os pontos chave do planejamento e como abordar cada um deles.

"Nós temos as campanhas do Fundo, que já são clássicas, e temos também outras ações envolvendo a sociedade civil organizada," explicou a assistente social Inês Maria, presidenta do Fundo Social. "Já fizemos um grande encontro com essas organizações, agora estamos mapeando todas, região por região, e fazendo visitas a cada uma. O objetivo é apoiar a criação de um Fórum Ampliado da Sociedade Civil Organizada de Diadema, que trabalhe a formação e articulação dessas entidades, para potencializar seus ativos e, principalmente, o capital humano de cada organização. Então é isso que viemos planejar hoje."

Além de encontros para preparar esse Fórum, que devem ocorrer até outubro, foram discutidas atividades para o dia das Crianças, Doação de Sangue e o Natal Sem Fome, ainda para este ano, e as campanhas que serão retomadas no início do ano que vem, como a Ciclo do Bem, de combate à pobreza menstrual, a Aquece Diadema e uma campanha nova, estimulando o Voluntariado.

"Diadema tem uma lei municipal do Voluntariado e queremos incentivar isso em nosso município. A pessoa que consegue dispor de seu tempo para se voluntariar a um projeto é uma pessoa diferenciada e isso, além de fazer bem a si mesmo e aos outros, tem atraído até o interesse de diversas empresas," pontuou Inês. Outro assunto abordado foi a criação da Praça da Cidadania, um projeto em parceria com o Fundo Social Estadual.

Além desse planejamento para o futuro, o Fundo Social também fez questão de avaliar positivamente as ações passadas e agradecer o apoio das secretarias ali presentes. "Todas as nossas atividades só tiveram êxito porque tivemos essa equipe que estava junto fazendo, acreditando e entendendo que estamos fazendo o melhor para essa administração," lembrou a presidenta do Fundo.

Estavam presentes funcionários das secretarias de Cultura, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Educação, Assistência Social e Cidadania, Saúde, Governo, Planejamento e da organização Prefeito Amigo da Criança.