Evento online marca reinauguração da Casa do Hip Hop no sábado (19)
O cenário encontrado em fevereiro era devastador. Naquele mês quem se aventurasse a passar pela Casa do Hip Hop iria encontrar literalmente só mato e abandono. Quatro meses depois, a imagem é de esperança e motivação: após intensa revitalização o lendário espaço no bairro Canhema será reinaugurado no sábado (19) com evento online, presença de figuras importantes da cultura diademense e do prefeito José de Filippi Júnior.
Por conta da pandemia, o evento ainda não poderá contar com a presença em peso do público, que poderá acompanhar uma série de atrações pelas redes sociais a partir das 13h. Para fazer jus à trajetória que consagrou a casa no cenário cultural do país (e até fora dele), a reinauguração prestará homenagem ao hip hop como gênero, com batalha de rima, bboys e bgirls, grafiteiros e, claro, um filme sobre o Nelson Triunfo - ícone do break e um dos nomes que estiveram à frente da fundação da casa em 1999.
Para José de Filippi Júnior, a reabertura será, mais do que tudo, um símbolo de resistência. “Uma casa pode guardar muitas coisas, inclusive o abandono. Mas isso jamais voltará a acontecer por aqui”, conclui.
Hoje, quem coordena o espaço e liderou a revitalização com dedicação em tempo integral é Jean, filho de Nelson Triunfo. "O diademense vai encontrar todos os espaços completamente novos e prontos para receber a população. Foi um trabalho muito intenso que dará uma nova identidade para a casa que praticamente renasceu das cinzas e voltará a inspirar cultura, inspirar Hip Hop, inspirar vida", avalia.
Quem viveu os tempos de glória da Casa do Hip Hop no passado, sabe o que significará a sua reabertura. Por lá, já passaram nomes como Rappin Hood, Gilberto Gil e figuras icônicas como Afrika Bambaataa e Jurassic 5. A nova fase começa já com a proposta de ser, não só a vitrine de novos artistas, como espaço de formação socioeducativo.
Com sala de arte, estúdio, biblioteca, espaço para aulas de dança, palco para apresentações de teatro e shows, o equipamento também deverá reunir oficinas, cursos e muitas outras atividades. “A retomada da Casa de Hip Hop é um compromisso firmado por esta gestão. A cidade toda nem vai se lembrar de que este lugar passou tanto tempo sendo mau aproveitado”, aponta Deivid Couto.