Escolas da rede municipal de Diadema ganham prêmio Excelência Educacional

Oito escolas de Diadema foram contempladas com o prêmio Excelência Educacional, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. As escolas vencedoras são as EMEBs Anita Malfatti, Prof. Evandro Caiafa Esquível, Profª. Letícia Beatriz Pessa, Dr. Mário Santalucia, Olga Benário Prestes, Rachel de Queiroz, Sagrado Coração de Jesus e Profª Zilda de Almeida. O prêmio foi anunciado na manhã desta terça (25/03) durante evento no Memorial da América Latina, na capital paulista.

Foram concedidos dois tipos de premiação: um que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades, e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. O valor total da premiação é de R$ 80 milhões.

O prêmio conquistado pelas escolas de Diadema tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), calculado com base na média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, ponderada pelo total de alunos participantes do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) do ano passado. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. O valor do prêmio é de R$ 100,00 por aluno matriculado na escola premiada, e os recursos devem ser usados para melhorar as condições escolares e os resultados de aprendizagem.

Ivone Costa Andrade, diretora da EMEB Mário Santalucia, afirma que o mérito é de todos os envolvidos no processo de educação das crianças: “professores, coordenadores pedagógicos e gestores, todos contribuem para atingirmos esse resultado. É muito bom ver todo o nosso esforço de buscar uma educação de excelência ser reconhecido. Vamos usar o valor da premiação para investir em tecnologia e para que os professores tenham mais recursos dentro da sala de aula”.

Priscilla Pinzetta, vice-diretora da EMEB Rachel de Queiroz, afirma que foi um trabalho intenso dos professores e da gestão escolar para alcançar o objetivo de alfabetizar os estudantes até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. “Um dos diferenciais da EMEB Rachel de Queiroz é a atuação integrada da equipe gestora e docente, que busca garantir um ensino de excelência para todos os alunos. A formação continuada dos professores, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e a valorização da diversidade são pilares fundamentais desse trabalho.” Sobre o valor da premiação, ela adianta que a gestão, junto com os professores e membros do caixa escolar, vão definir as prioridades, como aquisição de materiais pedagógicos para enriquecer o ensino e aprendizagem e melhorias da infraestrutura da escola.

Para Felipe Sigollo, secretário de Educação de Diadema, a premiação é um reconhecimento para as escolas que estão no caminho certo e um incentivo a todas as outras para melhorar ainda mais. “É importante porque mostra que todos os nossos esforços no sentido de melhorar a qualidade da educação dão resultado.”