Equipe de saúde bucal de Diadema passa por capacitação com profissionais da USP

A Secretaria Municipal da Saúde de Diadema, por meio da Área Técnica de Saúde Bucal, realizou nessa terça-feira (3), das 9h às 12h, no Teatro Clara Nunes, uma capacitação com o tema “Emprego de técnicas de mínima intervenção para diminuição de aerossóis devido a pandemia do coronavírus”, que foi direcionada para cirurgiões dentistas e técnicos de saúde bucal da rede municipal.

Participaram da atividade, 81 profissionais das 20 Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Especialidades Odontológica (CEO) do município. O curso teve como principal objetivo preparar a equipe para o retorno gradual dos atendimentos odontológicos nas UBS, que iniciarão em agosto, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes e as normas de biossegurança para proteção dos usuários e dos próprios trabalhadores de saúde.

O professor José Carlos Pettorossi Imparato abriu os trabalhos do dia com uma apresentação sobre a técnica de mínima intervenção. Falou sobre a importância da remoção seletiva do tecido cariado e a importância da correta informação ao paciente que passa por uma técnica de mínima invasão, assim como o relacionamento com os demais colegas dentistas e com os centros radiológicos para o entendimento do trabalho que foi feito naquele determinado paciente e como dar continuidade ao tratamento. O professor também fez um histórico da evolução dos tratamentos ao longo dos anos, falou sobre o trabalho que é feito por um grupo de pesquisadores da USP e abriu a possibilidade de parcerias entre a USP e Diadema.

“Me sinto super feliz de participar desse primeiro evento que estamos participando presencialmente, saindo da FOUSP, vindo para Diadema, que já tem uma história linda com a USP e o professor Marcelo Bonecker e hoje vim com a Bruna, que é de uma nova geração e trazer o conhecimento que temos e produzimos lá na universidade para a rede pública, me deixou muito contente. E pensando no benefício, é uma movimentação que faz com que os colegas observem novas evidências e se sintam mais seguros com algumas práticas clínicas que muitas vezes, eles não têm segurança, ou faz e não acredita, ou são criticados por fazerem ou são criticados pelos colegas. Uma palestra como essa, fortalece as ações, ou seja, a prática de saúde baseada em evidências de uma maneira em que eles todos podem trabalhar nas unidades onde eles estejam. Quem ganha com isso é a saúde bucal e a saúde desses pacientes de Diadema”, afirma José Carlos Pettorossi Imparato.

A endodontista do Centro de Especialidades Odontológicos (CEO) Patrícia Hadchiti, que desde 2006 está na rede, foi uma das participantes. “Trabalhar com criança, com esse tipo de técnica, onde você não precisa usar caneta de alta rotação, é bem menos traumático, por exemplo, do que vir para um tratamento de canal. O emprego da técnica está dentro da realidade do serviço público e o curso foi super válido. Espero que tenha outras iniciativas ou agenda de cursos para os profissionais”.

Para um dos organizadores do evento e coordenador da Saúde Bucal de Diadema, Gabriel Gonçalves Mariano, o curso superou as expectativas. “Já tivemos devolutivas muito positivas dos participantes e, com certeza, a atividade de hoje vai contribuir imensamente para a retomada dos atendimentos odontológicos na rede municipal”.

Após a apresentação do Dr. Imparato, a Dra. Bruna Lorena Pereira Moro fez uma apresentação sobre o Tratamento Restaurador Atraumático (ART – em inglês, Atraumatic Restorative Treatment), técnica que faz parte de uma filosofia de mínima intervenção, que se baseia em manter o dente funcional, evitando a remoção desnecessária dos tecidos dentários.

Em sua fala, a profissional explicou quais são as indicações e contra-indicações da técnica reparadora ART, trouxe dados científicos com comparativo entre tratamentos realizados com a ART e o tratamento convencional e ainda apresentou a “Hall Technique” – é uma técnica recente, desenvolvida por uma cirurgiã-dentista do Reino Unido e que está há pouco tempo no Brasil-, como alternativa para dentes cariados de crianças.

“Foi uma excelente oportunidade para aproximar a academia dos dentistas que estão atuando fortemente e diariamente na questão da saúde pública. Fiquei imensamente feliz pelo convite. Promover um encontro assim, entre os pesquisadores e profissionais da saúde mostra que Diadema está no caminho certo e fazendo um excelente trabalho”, afirmou Bruna.

Compartilhando Sorrisos- A capacitação faz parte das ações desenvolvidas dentro da Campanha Municipal de Saúde Bucal intitulada “Compartilhando Sorrisos”, iniciada nesta gestão com o objetivo de promover investimento na área e qualificar os profissionais da rede.

Palestrantes- Dr. José Carlos Pettorossi Imparato - Doutor em Odontopediatria pela FOUSP. Mestre Odontopediatria pela FOUSP. Especialista em Odontopediatria pela Unicastelo. Especialista em Radiologia pela Unicastelo. Professor Livre Docente da Disciplina de Odontopediatria da Universidade de São Paulo e Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Dra. Bruna Lorena Pereira Moro - Graduação em Odontologia pela FOUSP. Especialização em Odontopediatria pela FUNDECTO-USP. Mestra em Odontopediatria pela FOUSP e Doutora em Odontopediatria e Ortodontia pela FOUSP