Entidades de assistência social voltam a ter atividades coletivas

A partir desta segunda-feira, foram retomadas as atividades coletivas presenciais nas organizações sociais que mantêm Termo de Parceria com a Secretaria de Assistência Social (SASC), que estavam sendo realizadas de forma virtual em razão da pandemia de covid-19.

As atividades coletivas abarcam acolhimentos em grupo, cursos, oficinas e dinâmicas, entre outras formas de atendimento, e inicialmente estão com até 25% do número de usuários, que são chamados, via agendamento, pelas próprias entidades.

Os atendimentos realizados pelas organizações sociais são prestados de forma complementar às ações desenvolvidas pela própria SASC e englobam a rede de serviços e fortalecimento de vínculos de criança e adolescente, o atendimento a pessoas com deficiência, o acolhimento institucional ao idoso e a pessoas em situação de rua, por exemplo.

As entidades que retornaram nesta segunda são Santa Casa, Abenco (Associação Beneficente Nova Conquista), Obra Social São Francisco Xavier, TABEA (Associação Batista de Beneficência) e Eneas Tognini. Na Santa Casa as crianças gravaram um vídeo e participaram de uma dinâmica contando como se sentiam nesta situação de pandemia e quais eram suas expectativas nesse retorno para o projeto.

Já no caso dos serviços prestados diretamente pela secretaria, o retorno às atividades coletivas seguirá sendo realizado levando em conta a especificidade de cada órgão e local. A rede de serviços diretos abarca o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), Casa Beth Lobo (Centro de Referência à Mulher em Situação de Violência) e CCMI (Centro Convivência Municipal do Idoso).

No CCMI (Centro Convivência Municipal do Idoso), a retomada também foi hoje, e o sentimento foi de alegria e satisfação entre os usuários por poderem retomar a convivência pessoal. "Gosto muito daqui, tenho muitas amigas", diz Rosa, em vídeo gravado nesta segunda-feira (16), dia em que reencontrou as pessoas queridas.

CUIDADOS- Para a retomada das atividades presenciais, todos os protocolos de segurança sanitária, como uso de álcool em gel, a utilização de máscaras e o distanciamento social entre os participantes devem ser seguidos.

A retomada não é obrigatória, mas quem não frequentar presencialmente deverá manter sua participação nas atividades remotas. No caso de idosos e pessoas com deficiência que não se vacinaram com as duas doses, as atividades deverão ser feitas exclusivamente por meio virtual