Diadema vai vacinar crianças contra a Covid-19 nas UBS

A Prefeitura de Diadema já deu início à organização de mais uma fase da campanha de vacinação contra a covid-19: a que contempla a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A estimativa é vacinar, de forma gradual, 44.062 crianças entre 5 e 11 anos.

O Programa Municipal de Imunização já recebeu, até o momento, 15.630 comprovantes de vacinação exclusivos para esse público (cor amarela). O início da imunização depende, exclusivamente, do repasse de doses ao município. Tão logo as doses forem disponibilizadas, as 20 Unidades Básicas de Saúde poderão dar início à aplicação.

Ainda essa semana, as equipes das Unidades e da Vigilância Epidemiológica participam de duas capacitações virtuais promovidas pela Secretaria Municipal e pela Secretaria Estadual de Saúde.

“Diadema entende que a vacinação das crianças é uma prioridade e as equipes estão motivadas para atingir uma cobertura vacinal satisfatória, no menor tempo possível. Optamos, nesse momento, por vacinar as crianças em todas as UBS e aproveitar para atualizar a carteirinha de vacinação para outras doenças”, explica a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Como vai funcionar: Por determinação do Ministério da Saúde (MS), a imunização acontecerá por ordem decrescente de idade, com prioridade para crianças com comorbidades ou deficiência permanentes.

Segundo o MS, o primeiro lote de doses pediátricas da vacina da Pfizer (Comirnaty) foi encomendado e chega ao Brasil no dia 13 de janeiro, quando será redistribuído aos Estados.

Dessa forma, a chegada do imunizante às UBS, bem como início da vacinação para esse público, depende apenas do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunização (PNI-MS). Se o cronograma for mantido, a previsão é que Diadema inicie a campanha já no próximo dia 17 de janeiro.

Novas informações sobre a vacinação serão amplamente divulgadas assim que o município receber a grade de vacinas. Para acompanhar todas as novidades sobre a Campanha Municipal de Vacinação, acesse a página: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19.

Liberação da vacina para o público infantil: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 16 de dezembro, o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no país.

Já o Ministério da Saúde só anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), no último dia 5 de janeiro, quase um mês depois da liberação da Anvisa.

A vacina para essa população tem dosagem e composição diferentes da produzida para adolescentes e adultos. A aplicação será feita em duas doses de 0,2 mL. Na recomendação da Pfizer, a segunda dose seria aplicada com intervalo de 21 dias, mas o governo brasileiro vai usar inicialmente o intervalo de oito semanas.

O uso do imunizante foi considerado seguro e eficaz e já vem sendo aplicado nos Estados Unidos e outros país da Europa com sucesso.

Campanha de Vacinação: Desde 19 de janeiro de 2021, quando teve início à campanha municipal de vacinação contra a Covid, Diadema já aplicou 730.394 doses, sendo 338.010 primeiras doses (D1), 302.765 segundas doses (D2), 79.380 terceiras doses (D3) e 10.239 doses únicas (DU).

A cobertura vacinal da população com mais de 12 anos está em 98% para primeira dose e em 91% com esquema completo.Todos os postos de Diadema aplicam a primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose de reforço contra a Covid-19.

A vacinação no município é por livre demanda. Basta o morador procurar o posto de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, para tomar a vacina. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.