Diadema vai vacinar alunos de 5 a 11 anos nas escolas da cidade
A partir de segunda-feira (21/02), as secretarias municipais de Saúde e Educação de Diadema começam a definir a programação para vacinar os alunos com idade entre 5 e 11 anos nas escolas da cidade.
A iniciativa já vinha sendo discutida há algumas semanas entre as secretarias municipais de Saúde e Educação e vai ao encontro das recomendações do governo do Estado de São Paulo para realização da Semana E de Vacinação Infantil Contra a Covid-19. Desde o início do mês, equipes de saúde têm ido às escolas para sensibilizar pais/responsáveis sobre a importância da imunização.
Na segunda-feira (21), a Secretaria de Educação se reunirá com as escolas para passar as orientações quanto à vacinação dos alunos. Durante a semana, também será entregue um termo de autorização para que pais ou responsáveis possam escolher uma das três opções para vacinação da criança: com acompanhamento presencial dos pais; na impossibilidade de presença de um responsável, deverá ser assinada uma autorização prévia; na terceira opção, o aluno será vacinado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência. A Secretaria da Saúde também fará as recomendações às UBSs.
Na segunda etapa, escolas e Unidades definirão em conjunto o calendário para aplicação das doses. A programação terá início com as 48 escolas municipais (sem contar creches) e, após a conclusão, será feita com as escolas estaduais. Unidades de ensino particulares devem procurar a UBS de seu território para agendar a vacinação dos alunos.
As duas fases são importantes para mapear a quantidade de crianças a ser vacinada, bem como definir quantidade de equipes de saúde mobilizadas, número de doses dos imunizantes e toda a logística necessária para a ação.
A coordenadora da Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD), Keila Cristina da Silva, ressalta que a Saúde e Educação estão juntas desde o início da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 no esforço de avançar com a vacinação das crianças e frear a pandemia causada pelo novo coronavírus.
"As equipes já vêm realizando um trabalho próximo e permanente de combate à covid-19 desde o ano passado. A conduta de cada um de nós depende o futuro de todos". “É muito simbólica a vacinação das crianças nas escolas. Porque é notório o impacto da pandemia no campo de aprendizagem em todo o mundo, e a vacinação nas nossas estruturas escolares é uma virada de página nesse cenário, para que possamos aplicar, de forma integral, todos os projetos da Educação, inclusive a recomposição de aprendizagem”, afirmou a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.
Vacinação na cidade: Atualmente, o município está vacinando com a segunda dose (D2) crianças com idade entre cinco e 11 anos de idade que tomaram a Coronavac como primeira dose (D1), além de aplicar a primeira dose nas demais crianças dessa faixa etária aptas a receber o imunizante.
O município possui 44.062 crianças com idade entre cinco e 11 anos e, até esta sexta-feira (18/02), foram aplicadas 27.392 primeiras doses em crianças e 165 segundas doses no público infantil.
Além da vacinação nas escolas, a aplicação das doses contra covid-19 está disponível nas 20 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até às 18h.
Vale ressaltar que o município tem adotado diversas estratégias para incentivar a vacinação de crianças e adultos, como ampliação do horário de algumas UBS para facilitar o acesso, realização de Dias D, exigência de passaporte da vacina em estabelecimentos de uso coletivo públicos e privados, implantação de postos de vacinação temporários, a exemplo dos shoppings Praça da Moça e Diadema, além da intensificação de ações de comunicação nas redes sociais.