Diadema ultrapassa marca de 100 mil vacinados com a 1ª dose contra a covid-19
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou nesta quarta-feira (16), 5.155 primeiras doses (D1) de vacina de covid-19, o que significa o recorde de aplicação de D1 em um único dia. O número supera o recorde anterior que era do dia 25 de março, quando na ocasião, 3.810 pessoas receberam a primeira dose do imunizante. Outra boa notícia é que com essa aplicação, o município superou outra marca importante: mais de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose.
De acordo com o Vacinômetro divulgado no Boletim Epidemiológico de hoje, desde o início da Campanha Municipal de Vacinação contra a covid-19, Diadema já aplicou 103.330 primeiras doses e 39.242 segundas doses, o que totaliza 142.572 doses já aplicadas.
A secretária municipal da saúde, Rejane Calixto, celebrou o feito duplo e fez questão de parabenizar todos os trabalhadores da pasta envolvidos nesta campanha. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós pois alcançamos dois recordes em um único dia: o de mais doses aplicadas em um único dia e superamos a marca de 100 mil vacinados. Isso reforça que estamos cada vez mais estruturados e mostra a nossa agilidade e eficiência na aplicação da vacina contra a covid-19. O nosso compromisso é vacinar a população da cidade o quanto antes para superar essa pandemia. Meus parabéns a todos os trabalhadores que estão empenhados nessa missão”.
Cronograma da vacinação
Nesta quarta-feira (16), Diadema deu início à imunização das pessoas entre 53 e 54 anos. A partir de amanhã (17), o município inclui na programação duas novas faixas etárias. Confira o novo calendário por idade:
• 17/06 - Pessoas de 51 e 52 anos (sem comorbidades)
• 18/06 - Pessoas de 49 e 50 anos (sem comorbidades)
Além disto, nesse próximo sábado (19), a SMS abre as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h30 às 16h, para mais um Dia D de vacinação contra a covid-19. A boa notícia é que vai ser possível avançar para novas faixas etárias: de 44 a 48 anos, sem comorbidades.
Para evitar aglomeração e organizar o processo de vacinação nas UBS neste dia, a SMS recomenda horários alternados para a aplicação de doses:
• MANHÃ: Pessoas de 46, 47 e 48 anos (sem comorbidades)
• TARDE: Pessoas de 44 e 45 anos (sem comorbidades)
Além desse público acima, também estão autorizadas a receberem a primeira dose as pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde acima de 18 anos, profissionais da educação acima de 18 anos (desde que tenha cadastro no site Vacina Já Educação aprovado e já tenha recebido o QR Code), gestantes em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) acima dos 18 anos e Pessoas com Deficiência Permanente (PCD), entre 18 a 59 anos. Quem está apto a tomar a segunda dose e ainda não concluiu o esquema vacinal também poderá procurar a unidade de referência para garantir a imunização.
Será necessário apresentar, no momento da vacinação, o documento de identificação pessoal e comprovante de residência de Diadema e/ou carteirinha da UBS. Em caso de segunda dose, comprovante da D1 é obrigatório e deve registrar que a vacina foi feita em um dos postos do município de Diadema.