Diadema ultrapassa 800 mil doses aplicadas contra covid-19
O município de Diadema encerra o mês de janeiro com a marca de 800 mil vacinas contra covid-19 aplicadas nos moradores e profissionais da cidade. Até segunda-feira (31/01), chegaram aos braços da população 801.406 doses, sendo a primeira (D1) em 339.679 pessoas, a segunda (D2) em 306.538 pessoas, a terceira (D3) em 127.264 pessoas, a quarta (D4) em 29 pessoas, a dose única em 10.239 pessoas e 17.677 doses em crianças.
Isso representa 99% da população maior de 18 anos vacinada com a primeira dose e 94% da população adulta com o esquema vacinal completo. Já o público infantil tem 38% das crianças entre cinco e 11 anos protegidas com a primeira dose.Os reflexos da imunização contra a covid-19 são sentidos no sistema de saúde.
“Aquelas pessoas que possuem a proteção da vacina – com esquema completo ou dose de reforço – também internam, mas os casos são menos graves ou com sintomas leves. E é esse o grande benefício da vacina, evitar as formas graves da doença e, consequentemente, as internações e mortes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Dra. Rejane Calixto.
Atualmente, a vacina está disponível para o público infantil a partir de cinco anos e os demais grupos elegíveis, de acordo com a indicação de doses (D1, D2, D3 e D4), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
Para facilitar o acesso daqueles que não conseguem chegar ao posto de vacinação dentro desse horário, a Secretaria de Saúde ampliou o horário em quatro Unidades (Centro, Serraria, Paineiras e Promissão) até as 18h.
Confira a lista de endereços das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Faltosos: Quem está em atraso com a vacinação pode e deve regularizar a situação o mais breve possível. “Quem está com covid-19 ou pegou a doença recentemente, precisa aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas para receber a dose. Outras situações como ter tido alguma reação, que chamamos de evento adverso, também podem ser um complicador para que a pessoa não volte ao posto. Entretanto, a proteção da saúde e da vida são mais importantes e, por isso, o esquema vacinal precisa ser completado o quanto antes”, alerta a secretária.
Atualmente, aproximadamente 18 mil pessoas não completaram o ciclo com a segunda dose e mais de 106 mil ainda não receberam a terceira dose. Para ser imunizado, basta comparecer ao posto de vacinação e apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF (tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal).
Em caso de segunda ou terceira dose, é necessário apresentação do cartão de vacinação inicial (cor verde). No caso das crianças, é necessária a apresentação do comprovante de endereço em nome do pai ou responsável legal e da Caderneta de Vacinação de rotina.
Para facilitar o processo da primeira dose, recomenda-se fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.
Alerta: Mesmo com a vacinação adiantada e os indicadores de saúde melhorando, é preciso ficar alerta, pois o vírus continua circulando e com novas variantes, como o ômicron. Por isso, a Prefeitura vem adotando novas medidas para tentar frear a pandemia, como a exigência do passaporte da vacina, que passa a valer nesta terça-feira (01/02).
O documento é comprovante da situação vacinal – aquele que a pessoa recebe ao ser vacinada –, e deve ser apresentado (por meio físico ou digital) junto a um documento de identidade com foto, para entrar em estabelecimentos fechados e locais de uso coletivo públicos e privados.
Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27563-diadema-exigira-passaporte-da-vacina-em-estabelecimentos-e-locais-de-uso-coletivo.
Outra medida é a implantação da Unidade de Atendimento à Gripe para pacientes com sintomas respiratórios, no Clube Mané Garrincha, em Piraporinha.
Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27567-unidade-de-atendimento-a-gripe-atende-57-pessoas-no-primeiro-dia-de-funcionamento, além de suspensão de eventos que promovam aglomerações, estímulo e intensificação da vacinação, reforço do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
Acompanhe mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/covid.