Diadema ultrapassa 56% de cobertura vacinal com a primeira dose contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Diadema ultrapassa 56% de cobertura vacinal com a primeira dose contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anosPelo segundo sábado consecutivo, Diadema abriu suas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, neste dia 05/02, um posto volante no Shopping Praça da Moça para receber a população em mais um Dia C de Vacinação Contra a Covid-19. Ao todo, as equipes de saúde aplicaram 4.781 doses de imunizante, sendo a primeira dose (D1) em 199 pessoas, a segunda dose (D2) em 369 pessoas, a terceira dose (D3) em 3.002 pessoas e 1.211 doses em crianças.

Com isso, Diadema chega a 56% da população infantil com idade entre cinco e 11 anos protegida com a primeira dose.

"Eu achava que ia doer muito, mas foi rápido e não foi como eu imaginei. Agora vou para a escola protegida", comemorou Maria Eduarda Cavalcante, de oito anos de idade. Ela foi levada à UBS São José pela avó Maria Alves Cavalcante, que falou sobre a emoção de ver a neta finalmente vacinada. "Em casa, já estava todo mundo vacinado com as três doses, só faltava ela. Que alegria esse momento", afirmou.

Momento muito esperado também para Daniele Peguin, mãe de Enzo Peguin de nove anos. "Meu filho tem muito medo de pegar covid-19, anda sempre com máscara, não quer tirar para nada, nem quando está brincando. Então vê-lo vacinado é muito bom", relata. Enzo, que já voltou para a escola, faz questão de chamar os amigos para tomar a vacina. "Vou falar que não dói e que podem tomar a vacina", garantiu.

Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Dra. Rejane Calixto, a ação foi positiva tanto para crianças quanto para o público maior de 12 anos.

"Com mais um Dia C continuamos ampliando o acesso da população para se vacinar contra a covid-19 e a população reconhece o empenho e a dedicação dos profissionais da saúde. Reflexo disso é a procura pela vacina e o aumento da cobertura vacinal a cada dia em nossa cidade", ressaltou.

A moradora da cidade, Viviane Camargo Lova, elogiou o atendimento nos postos de vacinação. "Tomei a vacina da Jassen na UBS Paineiras (que é um dos pólos para aplicação deste imunizante). Já minhas duas filhas e meu esposo tomaram a vacina no Shopping da Praça da Moça. No shopping estava tudo organizado e a equipe educada. Eu também fui super bem atendida na UBS, as funcionárias estão de parabéns. Agora estou com a família toda protegida", afirmou.

A vacina contra covid-19 está disponível em todas as Unidades Básicas da cidade para aplicação de D1, D2, dose de reforço e de crianças, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Para facilitar o acesso daqueles que não conseguem chegar ao posto de vacinação dentro desse horário, a Secretaria de Saúde ampliou o horário em quatro Unidades (Centro, Serraria, Paineiras e Promissão) até as 18h.

Para quem precisa fazer a dose de reforço da Jassen, a aplicação é realizada em quatro polos específicos: UBSs Eldorado, Paineiras, Serraria e Nogueira. Confira a lista de endereços das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

O posto do Shopping Praça da Moça volta a abrir também nesta segunda-feira (07/02), das 10h às 17h. O local tinha previsão de funcionar apenas na sexta e no sábado, porém, devido à grande adesão da população, ampliou seu período de funcionamento e sua permanência será avaliada diariamente.

Desde o início da vacinação contra covid-19, Diadema aplicou 828.731 doses, sendo a primeira dose (D1) em 340.952 pessoas, a segunda dose (D2) em 309.536 pessoas, a terceira dose (D3) em 143.276 pessoas, a quarta dose (D4) em 42 pessoas, a dose única em 10.239 pessoas e 24.686 doses em crianças.

Documentos necessários: As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, Caderneta de Vacinação de rotina e comprovante de endereço de Diadema no nome do responsável. Para crianças com comorbidades, é necessária documentação que comprove a condição clínica, como exames, laudos, receitas, relatórios ou prescrição médica.

Já para quem possui mais de 12 anos e vai se vacinar pela primeira vez é preciso apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e o CPF (versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal).

Para recebera a segunda dose, além dos documentos acima, é preciso levar o comprovante da primeira dose (cartão verde). Para a dose de reforço, ainda é necessário apresentar o comprovante de vacinação com a D2 feita há pelo menos quatro meses. Já para a D4 de imunossuprimidos, é preciso apresentar também as carteiras de vacinação (comprovantes na cor verde e azul). Aqueles que se tornaram imunossuprimidos após a 3ª dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.

Para agilizar a vacinação com a primeira dose, tanto para o público infantil quanto maior de 12 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que seja feito o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.brDiadema ultrapassa 56% de cobertura vacinal com a primeira dose contra covid-19 em crianças de 5 a 11 ano.